Apresentação

Conhecido por sua importante participação na composição do Pib (Produto Interno Bruto) do país, o agronegócio é o setor que mais emprega no mundo. É composto principalmente por atividades relacionadas à agricultura, pecuária, indústria e comércio de produtos, sendo responsável por todo o desenvolvimento da cadeia de produção alimentar.

Além das atividades diretamente relacionadas à agricultura e à pecuária, o agronegócio vem abrangendo um número de atividades cada vez mais especializadas, como marketing, geração de insumos, empreendedorismo, automação e inteligência artificial, programas de financiamento customizados, entre outros.

CENÁRIO ATUAL DO SETOR DE ALIMENTOS ORGÂNICOS

O setor dos alimentos orgânicos cresce cerca de 25% ao ano e o Brasil possui o maior mercado consumidor da América Latina. No cadastro nacional dos produtores orgânicos, em 2019, constavam 17.730 produtores orgânicos e 22 mil unidades de produção. A região nordeste concentra a maioria dessas unidades produtivas, principalmente nos estados da Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará. De acordo com Instituto de defesa do Consumidor (Idec) 2020, no país existem 795 espaços de comercialização voltados para agricultura orgânica, sendo 200 localizados na região nordeste e 23 no estado da Paraíba. No nordeste as feiras locais são responsáveis por 42% da comercialização dos produtos orgânicos .

INDICADORES SETORIAIS

Entenda a economia do Agronegócio através dos indicadores econômicos do setor.


DESAFIOS E SOLUÇÕES

O setor de orgânicos passa por um momento de consolidação no mercado brasileiro. Embora seja uma tendência mundial, investir na produção de alimentos orgânicos ainda demanda desafios como o treinamento apropriado em métodos de produção orgânica e o momento de transição quando existe a conversão de uma lavoura tradicional para o cultivo orgânico, que pode levar a uma queda na produtividade. Em contrapartida, o número de feiras especializadas e seções de supermercado exclusivas para produtos orgânicos, associados ao maior engajamento da indústria e do agronegócio vêm ajudando a expandir o setor.

NETWORKING E EVENTOS

Amplie sua rede de contatos! Fique atento aos principais eventos do seu segmento e faça bons negócios.


MATERIAIS


Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para analisar e produzir conteúdo e anúncios adaptados aos seus interesses. Leia nossa Política de Privacidade.