Apresentação

Do surgimento dos primeiros armazéns até a consolidação das vendas online, o mercado do varejo do Brasil vem passando por diversas transformações. Entre os nichos de varejo mais populares no país estão: supermercados, farmácias, concessionárias, postos de gasolina e os comércios de vestuário, materiais de construção, eletrônicos, móveis e decoração. Atualmente, a migração do modelo tradicional de vendas para o modelo híbrido, que envolve o desenvolvimento de uma estratégia digital em múltiplos canais, vem sendo um dos maiores desafios do setor de varejo do país.

Cenário Atual

Visto como uma tendência desde o início dos anos 2000, o varejo digital mostrava claros sinais de expansão nos últimos anos. Porém, a chegada do novo coronavírus  causou uma verdadeira aceleração nesse processo.

As medidas de quarentena, que impediram muitos estabelecimentos de abrir as portas, fizeram com que os empresários fora do eixo considerado como atividades essenciais encontrassem na internet a única alternativa para escoar seus produtos.

Por outro lado, consumidores que nunca haviam feito uma compra online se viram obrigados a recorrer a tecnologia em busca de bens e serviços diversos.

Esse contexto tem levado varejistas de todos os portes a desenvolverem uma visão de negócio centrada no consumidor, desde a cadeia de suprimentos e operações, até a produção dos conteúdos de marketing.

Indicadores

Desafios e soluções

Dificuldades causadas ou potencializadas pelos impactos da pandemia como os altos níveis de estoque, a queda no faturamento e a manutenção dos empregos estão entre os principais desafios do setor. A crescente demanda por produtos essenciais, reservas financeiras limitadas, altos juros de financiamento, custos fixos elevados e alta carga tributária também são desafios enfrentados.

Mas para cada desafio, encontramos um universo de novas possibilidades. Investimentos para a utilização de marketplaces e plataformas de e-commerce tornaram-se essenciais para o desenvolvimento e a manutenção dos negócios, assim como a divulgação de produtos através das mídias sociais e as entregas por delivery.

do setor de varejo do país.

Networking e Eventos

ANUFOOD Brazil

As novas datas para o ANUFOOD Brazil são 12-14 de Abril de 2022. Estamos confiantes que a edição de 2022 continuará a apresentar um crescimento signif...

12/04/2022 08:00

Materiais

Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para analisar e produzir conteúdo e anúncios adaptados aos seus interesses. Leia nossa Política de Privacidade.