Já sabemos que o ano de 2021 foi um ano de recuperação e adaptação à nova realidade imposta pela pandemia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia do Brasil avançou 4,6% em 2021.

No setor de alimentação também houve mudanças e reestruturação. Por exemplo, um estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising apontou uma queda de 15% no faturamento do setor em 2020.

Porém, as expectativas para este mercado em 2022 e 2023 são bem otimistas, principalmente um crescimento também impulsionado pelo Turismo.

E para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender mais como os bares e restaurantes podem se preparar para o aumento do turismo.

Bares e Restaurantes: expectativas para 2022

O movimento nos bares e restaurantes vem aumentando em 2022. De acordo com uma pesquisa da Abrasel, 35% dos estabelecimentos entrevistados disseram ter trabalhado com lucro em abril.

Esses números revelam que a retomada já está em curso: em janeiro, por exemplo, foram 22% os que trabalharam com lucro. Além disso, 73% disseram ter tido desempenho melhor em abril de 2022, quando comparado a abril de 2021.

Para destinos turísticos, como é o caso de diversas regiões na Paraíba, sabe-se da relação direta entre o segmento de bares e restaurantes com o Turismo. Ou seja, com a retomada gradual dos turistas no estado, certamente trará impactos positivos também nos empreendimentos que oferecem alimentação fora do lar.

De acordo com o Portal Correio, com dados da Omnibees, plataforma de reservas e vendas diretas em hotéis, João Pessoa está entre os cinco destinos mais buscados por turistas, sendo o ranking:

  • Porto Seguro (BA);
  • Ipojuca (PE);
  • João Pessoa (PB);
  • Fortaleza (CE);
  • Balneário Camboriú (SC).

Ou seja, o turismo é peça fundamental para a recuperação da economia brasileira e o verão 2021/2022 beneficiou a economia do estado. E as expectativas que 2022/2023 este crescimento seja ainda mais elevado.

Principais desafios para os Bares e Restaurantes

Apesar de todas as projeções apontarem para o crescimento do fluxo turístico no Brasil como um todo e, inclusive, na Paraíba, os empresários do segmento ainda precisam enfrentar alguns desafios.

Sazonalidade

Quando o estabelecimento de Alimentação Fora do Lar é muito dependente do turismo, é possível que ele sofra de sazonalidade.

A demanda sazonal é aquela que se modifica de tempos em tempos, de forma específica. Ou seja, está relacionada com um tipo de serviço que tem uma curva diferenciada na demanda em determinadas épocas, enquanto em outras oscila numa faixa bem menor ou até mesmo muito baixa.

Em alguns setores e segmentos, essas oscilações relacionadas com a sazonalidade são muito perceptíveis. É o caso das áreas ligadas ao turismo, como o caso de alguns bares e restaurantes: nos meses de verão, feriados, férias ou alguns eventos específicos (como é o caso do São João), há uma movimentação muito maior que o restante do ano.

Inflação

Outro desafio para os bares e restaurantes em 2022 e 2023 é a alta de preços. Para o Sebrae, a disparada dos preços pode atrapalhar a recuperação do setor. Para 83% dos estabelecimentos, a inflação é o maior desafio para este ano, segundo dados da ANR (Associação Nacional de Restaurantes).

O último IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15) mostrou que os preços de alimentos e bebidas aumentaram 0,25% apenas em junho de 2022. A alimentação fora do domicílio também subiu (0,74%), mas em percentual inferior ao do mês anterior (1,02%).

Ou seja, para os empresários de bares e restaurantes, após recuperar o faturamento, os negócios se esforçam para ajustar os preços buscando melhor rentabilidade. Desta forma, a rápida escalada da inflação é um dos grandes desafios atuais.

Além disso, de acordo com a Abrasel, a inflação é o principal obstáculo para uma retomada mais rápida. A pesquisa mostrou que 75% dos empresários que tiveram prejuízo, o aumento dos principais insumos (alimentos e bebidas) foi considerado um fator que contribuiu para o resultado negativo.

Além disso, 45% dos respondentes dizem ter feito reajustes, mas abaixo da inflação oficial. Outros 29% não conseguiram reajustar o cardápio. 23% reajustaram somente para acompanhar a inflação e somente 3% dizem ter feito reajuste acima da inflação.

Como os bares e restaurantes podem se preparar para o aumento do turismo?

Como já foi visto, as projeções para a continuação de 2022 e o início de 2023 são bem otimistas quando o tema é Turismo na Paraíba.

Por exemplo, de acordo com o Governo da Paraíba, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) participou da WTM Latin América 2022, momento no qual o trade paraibano divulgou os seus produtos e serviços.

Além de ter divulgado os principais roteiros de Sol e Mar, do Brejo, Sertão e Cariri, a PBTur também divulgou o Maior São João do Mundo, tanto para agências nacionais quanto internacionais.

Além disso, outra oportunidade que pode gerar o aumento do faturamento dos bares e restaurantes ainda em 2022 é a Copa do Mundo, que acontecerá a partir de 21 de novembro. Este evento pode atrair tanto os clientes locais como turistas.

De acordo com o Portal G1, os bares e restaurantes podem se beneficiar com o evento, tanto para atrair novos clientes, assim como aumentar o faturamento, além de ampliar a base de clientes. Para isso, é necessário:

  • Investir em Marketing: Planejar a divulgação das ações temáticas do negócio, focando no relacionamento com os clientes nas redes sociais e nas postagens relacionadas à Copa.
  • Diversificar o fluxo de atendimento: Aproveitar para aumentar a atração de clientes em dias de pouco fluxo. Para isso, é necessário pensar em ações conforme os jogos do dia e aproveitando todas as partidas, não só as do Brasil.
  • Desenvolva um cardápio temático: Aproveitar a ocasião para desenvolver novos pratos/produtos que tenham uma boa margem em relação aos carros-chefe já conhecidos do cardápio. Para isso, é importante explorar as características da culinária dos países e a diversidade que o momento proporciona.
  • Pense na experiência do cliente: não se pode esquecer de planejar a transmissão dos jogos. Locar equipamentos de transmissão, como telões ou TVs e equipamentos de som, pode ser necessário. Também é fundamental incluir essas despesas extras no custo da operação.

Com criatividade, e muito planejamento, os empresários do segmento de bares e restaurantes podem aproveitar todas as oportunidades geradas pelo turismo.

Quer continuar por dentro das notícias, dos principais indicadores estratégicos e das tendências de negócios para as micro e pequenas empresas paraibanas? Acesse Usina de Dados e potencialize os resultados do seu empreendimento.