Já sabemos que o Brasil é um dos países mais preocupados com a estética do mundo. Como explica o Portal G1, na prática, isso tudo favorece o crescimento das várias atividades econômicas que têm relação com a beleza e a estética, entre elas o setor de serviços, como salões de beleza.

Mesmo com toda a desaceleração gerada pelo período da pandemia, as empresas que prestam serviços na área têm uma boa expectativa de faturamento até o final de 2022. E para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos conhecer o atual cenário dos pequenos negócios de beleza e estética no Brasil e na Paraíba e ver as principais tendências para conquistar mais clientes.

 

O mercado da beleza no Brasil e na Paraíba


O Brasil é, atualmente, o 4º no ranking mundial em consumo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC), de acordo como a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).  

Para termos uma ideia dos resultados na prestação de serviços neste segmento, o faturamento do mercado de franquias de saúde, beleza e bem-estar, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), foi de cerca de R$ 39 bilhões em 2021, representando um crescimento de 11,2% em relação ao ano anterior (Fonte: Jornal do Comércio).

Com esse cenário, não surpreende que o Brasil esteja muito bem-posicionado no mercado global, tanto em questão de oferta de produtos quanto de serviços relacionados com a beleza.  

 

Panorama na Paraíba


O CNAE representa a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. No caso dos salões de beleza, os seguintes CNAE são os mais relevantes:

  • 9602-5/01:Cabeleireiros, manicure e pedicure.
  • 9602-5/02: Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza.

Utilizando como critério estes CNAE, de acordo com dados do Data Sebrae, o estado da Paraíba conta com 12.100 estabelecimentos considerados MEI, micro e pequeno portes, estando assim localizados:

  • João Pessoa: 1025;
  • Campina Grande:114;
  • Santa Rita: 455;
  • Bayeux: 409;
  • Patos:

 

O comportamento do consumidor brasileiro: mercado da beleza e da estética


Como já vimos, em todas as pesquisas relacionadas com o mercado da beleza e da estética, o Brasil sempre aparece entre os primeiros do ranking.

Um estudo realizado pelo instituto GfK (da Alemanha) entrevistou participantes em 22 países com perguntas que mediam quanto tempo cada um gastava com a vaidade. O resultado foi que os brasileiros gastam, em média, 4,4 horas por semana com esses tipos de cuidados. As mulheres passam 5,3 horas semanais se cuidando, enquanto para os homens o tempo é de 3,5 horas (fonte: Época/O Globo).

Já quando o tema é consumo, nota-se que parte da renda dos brasileiros está direcionada para a estética que, no caso, corresponde a 3,6% da renda mensal. A última Pesquisa de Orçamento Familiar (POF 2017-2018), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que as mulheres gastam mais que o dobro com serviços de beleza do que os homens.

Já em relação à faixa etária das mulheres que gastam mais, a pesquisa mostrou que as mulheres entre 26 e 45 anos são as que mais gastam com esses tratamentos.

E a região na qual o percentual de gasto com higiene e cuidados pessoais é mais alto é a região Norte (5,7%), logo seguida pela região Nordeste (5,0%).

Mas outras pesquisas sobre o perfil do consumidor também chamam a atenção: 66% das pessoas consideram que gastos com beleza são uma necessidade e não luxo (fonte: UOL). E para quase a metade destes entrevistados (49,4%), gastar dinheiro para melhorar a aparência física é um investimento que vale a pena, porque dá a sensação de felicidade e satisfação.

Para os empresários e as empresárias que atuam neste segmento, para além de saberem que as pessoas estão dispostas a investirem em cuidados com a sua beleza e estética, pois consideram uma necessidade muito importante que traz felicidade e satisfação, é importante conhecer quais são as principais tendências deste mercado.

 

Principais tendências para o mercado de beleza e estética


Se você tem um negócio de beleza e estética, conheça as principais tendências que você pode adotar em seu negócio.

 

Diversidade


Para além do básico relacionado ao corte e tintura, cada vez mais ter um quadro de colaboradores especializados em alguns nichos específicos é fundamental para ampliar o número de clientes, assim como a sua fidelização.

Alguns nichos que podem ser explorados:

  • cabelos cacheados e crespos;
  • diferentes tipos de coloristas;
  • tratamentos para os fios, como transição capilar, cronograma capilar e recuperação de cabelos danificados.

 

Recorrência


Grande parte dos procedimentos estéticos têm uma característica em comum: demandam uma recorrência constante dos serviços. Por isso, uma forma de fidelizar os clientes, assim como ter um bom faturamento, é oferecer um modelo de recorrência dentro do negócio.

Por exemplo, vender um pacote de serviços pago em uma única vez (mesmo que o valor seja dividido) ou pago mês a mês.

 

Estética Masculina


Segundo pesquisa, o mercado brasileiro de estética masculina é o quarto maior no mundo. Ele fica atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão (fonte: Forbes). Já segundo a Abihpec, 54% dos homens vão com frequência ao salão de beleza sendo que, destes entrevistados, 45% disseram se considerar super vaidosos (fonte: Portal Pague Menos).

E quais são as maiores preocupações dos homens em relação aos serviços de beleza?

  • Cabelo;
  • Pele;
  • Unhas;
  • Barba

Essa informação vale tanto para salões de beleza que querem focar apenas no público masculino, como aqueles que querem ampliar a sua atuação. Pesquisas mostram que os homens, no geral, não têm problema em frequentarem espaços unissex.

 

Produtos mais sustentáveis


Dados da Nielsen mostram que a sustentabilidade já é uma das três maiores preocupações para 32% dos brasileiros na hora de comprar. Isso, consequentemente, impacta o mercado de beleza.

Já de acordo com o Portal ABGI, é importante que as empresas que utilizam produtos cosméticos entendam as tendências atuais de mercado, tais como de produtos veganos (livres de ingredientes de origem animal), naturais e orgânicos.

Ou seja, é importante que o salão de beleza tenha uma diversidade de produtos para atender um público que têm grandes preocupações com a sustentabilidade e com a origem deles. 

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