O mercado de eventos no Brasil traz impactos para os mais diferentes setores, pois a operacionalização de um evento demanda grandes estruturas e muito planejamento e organização. Além disso, ele promove o desenvolvimento de negócios, empregos e renda, pois atrai muitos visitantes para a localidade.

Obviamente que para potencializar todos estes resultados, é necessário que haja um planejamento bem estruturado, inclusive para que os pequenos negócios da região consigam se beneficiar também.

Por isso, no post de hoje vamos entender o que é o Turismo de Negócios e Eventos e conhecer algumas oportunidades para a Paraíba.


O que é Turismo de Negócios e Eventos?


Turismo de Negócios & Eventos compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social, conforme pontua o Ministério do Turismo.

Ainda de acordo com o MTur, é importante destacar a transversalidade do Turismo de Negócios & Eventos, pois ele movimenta de forma dupla a economia do país. Isso porque além de ser um importante gerador de contatos, reuniões e fechamento de negócios entre empresas e investidores, essa modalidade turística acaba fazendo com que seus profissionais viagem pelo país. Para termos uma ideia: este segmento movimentou cerca R$ 972 milhões só no primeiro semestre de 2022, um aumento de cerca de 227% a mais do que o movimentado em 2021.


Panorama do segmento de Negócios e Eventos no Brasil


Como vimos, o índice de atividades turísticas registrou um aumento de 75,6% em março de 2022 no Brasil, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Após dois anos de estagnação por conta dos efeitos da pandemia, os segmentos do turismo e de eventos dão sinais de uma retomada gradual no Brasil.

O público corporativo também se destaca neste retorno às atividades presenciais: o setor de viagens corporativas faturou R$ 869 milhões somente em março de 2022. Além disso, os deslocamentos vinculados aos negócios representam 60% dos bilhetes aéreos emitidos no Brasil, de acordo com o Portal ES Brasil.


Principais benefícios do Turismo de Negócios e Eventos


O primeiro benefício do Turismo de Negócios e Eventos é manter o fluxo de turistas mesmo na baixa estação, ou seja, fomenta o turismo em diferentes épocas do ano.

No geral, grande parte dos eventos são realizados em época de baixa temporada, quando os organizadores encontram facilidades em reunir um número significativo de participantes, ao mesmo tempo em que possuem vários locais dispostos a sediá-los.

Além disso, os eventos podem mobilizar um grande número de profissionais durante a sua realização, provocando uma grande movimentação econômica nas cidades e nas regiões que os recebem.

Outros benefícios relacionados com o Turismo de Negócios e Eventos:

  • Aumento da receita global do local-sede do evento;
  • Aumento da atividade econômica na região;
  • Fortalecimento da imagem da cidade-sede do evento;
  • Aumento do tempo de permanência do turista na cidade;
  • Alta rentabilidade, uma vez que o turista desse segmento, em relação ao turista de lazer, apresenta maior gasto médio;
  • Possibilidade de interiorização da atividade turística, pois podem ser realizados em cidades menores, desde que apresentem as condições e estruturas necessárias para a realização dos eventos;
  • Aumento da arrecadação de impostos, pois normalmente o turista de Negócios e Eventos necessita da emissão de notas fiscais para comprovação de despesas à empresa ou instituição à qual pertence;
  • Melhorias na infraestrutura da região que trazem benefícios não só para os turistas, mas para os moradores também.


Potenciais da Paraíba para o Turismo de Negócios e Eventos


Antes da pandemia, em 2019, já havia um projeto estadual chamado Projeto Paraíba para Eventos com o objetivo de incentivar o Turismo de Negócios e Eventos no estado, especificamente a realização de congressos médicos, feiras comerciais e eventos corporativos. E, desta forma, proporcionar o aumento do número de turistas durante todo o ano e gerando dinamismo a importantes setores da economia da Paraíba, como hotelaria e o comércio.

Além disso, agora em 2022, a capital paraibana já está recebendo alguns eventos com público internacional. De acordo com o Governo do Estado da Paraíba, o Centro de Convenções de João Pessoa recebeu dias 26 e 27 de maio o evento B2Meet FRT. Esse é um dos principais eventos do turismo nacional que tem como foco o treinamento e a capacitação de agentes de viagens. O evento trouxe para a capital paraibana 250 agentes de viagens do Brasil e do Paraguai, que fizeram uma imersão para conhecer as novidades dos roteiros e, principalmente, o que de melhor a Paraíba tem a oferecer, tais como os pontos turísticos, infraestrutura das cidades e dos equipamentos, além da cordialidade, artesanato, gastronomia e segurança.

Além de João Pessoa, há outro Polo Turístico em ascensão no estado: o Polo Turístico Cabo Branco, totalmente planejado. E ele já conta com um centro de convenções com mais de 48 mil m² de área construída, tornando-o adequado para receber também eventos e negócios.

Ou seja, é possível que diversas regiões da Paraíba se beneficiem do Turismo de Negócios e Eventos e, inclusive, os pequenos negócios.

Quer continuar por dentro das notícias, dos principais indicadores estratégicos e das tendências de negócios para as micro e pequenas empresas paraibanas, assim como para os produtores rurais? Acesse Usina de Dados.

Crédito da imagem: Photo by Luis from Pexels