Saiba mais sobre como seu pequeno negócio pode alavancar as vendas no período de férias e durante o verão.
Cada estação do ano gera diferentes comportamentos nos consumidores. Além
disso, datas comemorativas e períodos escolares também provocam mudanças no
consumo de alguns produtos e serviços.
Esses eventos podem ser
muito benéficos para as pequenas empresas que podem criar estratégias para esta
época do ano para aumentarem seu faturamento, divulgarem seus produtos e
serviços e ainda fidelizarem os clientes.
E para compreender mais
sobre este tema, no post de hoje vamos entender como os pequenos negócios podem
aumentar suas vendas durante o verão.
O que é a sazonalidade
nas vendas?
Antes de
explicarmos algumas estratégias para i verão, é importante entender sobre a
sazonalidade. Sazonalidade se
refere ao período em que a demanda tem uma grande variação e que
representa desafios e oportunidades para o varejo (fonte: Sebrae).
Ao pensarmos em sazonalidade fazemos ligação com datas como
Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, dentre outras. Há também
eventos que muitos consideram de supersazonalidade, tais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Cada evento sazonal pode impactar uma empresa de forma positiva ou negativa, a depender do segmento e das técnicas que esta empresa utiliza para ter vantagens nas datas comemorativas.
O que é preciso para vender mais nos eventos sazonais?
É necessário ter métodos diferentes em cada
evento do ano para alavancar o faturamento e a visibilidade do seu negócio.
Vamos entender o que é necessário antes de
vender mais em cada evento sazonal (fonte: Arquivei):
·
Público-alvo e calendarização: você deve
entender o perfil dos seus clientes para identificar quais as datas sazonais
que podem potencializar o seu negócio. Portanto, é preciso analisar quais
eventos fazem sentido para a marca do seu negócio;
·
Planejamento e organização: após
definir as datas, é necessário se planejar e organizar cada etapa, nada de
deixar para última hora. É preciso abastecer o estoque e divulgar suas
campanhas para os seus clientes;
·
Organização financeira: calcule
os custos que as ações nas datas comemorativas terão e, se possível, reserve parte
do lucro dessas ações para reinvestir na empresa;
·
Mensure os resultados: após
finalizar o evento sazonal, verifique se os resultados estão de acordo com o
planejamento feito. Arquive essas informações para que nas próximas campanhas
tenha melhorias para que seu negócio sempre cresça saudável.
O mais importante é preservar a boa imagem e
reputação da sua marca. As vendas em datas e períodos específicos devem agregar
valor ao seu negócio, trazendo mais autoridade e credibilidade.
Contudo, tenha cuidado ao elaborar uma
campanha de vendas nesses eventos para não prejudicar o nome da sua empresa.
Como aproveitar o
verão e as férias para vender mais?
Como vimos, muitas empresas aproveitam de
eventos comemorativos para alavancarem suas vendas. É caso do que acontece
durante a Copa do
Mundo.
Outro evento que torna possível vender mais e,
também, fidelizar clientes é a Black
Friday.
Mas para que o aumento das vendas seja realizado
da maneira correta e sem prejudicar a credibilidade do negócio, é essencial
seguir alguns métodos.
Veja 3 dicas de como aproveitar o verão e as
férias para vender mais:
Dica 01: Ofereça condições especiais
De acordo com a orientação do portal OTK, você pode fornecer benefícios para conquistar novos clientes ou fidelizar aqueles que já compraram de você uma vez, tais como:
·
Cupom de desconto;
· Frete ou entrega grátis;
· Vales ou brindes;
· Queima de estoque.
Essas condições
podem ser oferecidas para diversos segmentos. Por exemplo, uma pequena loja de
roupa que precisa eliminar seu estoque primavera-verão. A partir disso, é
possível criar uma campanha estratégica para renovar o estoque e fidelizar os
clientes.
O frete grátis
pode ser um aliado para empresa de delivery de comida. Por exemplo, uma
pizzaria, que está oferecendo entrega grátis para comemorar o início das férias
escolares.
Os brindes também
podem ser fornecidos em qualquer venda de produto ou serviço. Afinal, qual
consumidor não gosta de ser agradado?
Neste momento, a
criatividade é crucial. Mas lembre-se: você deve ser pertinente ao nicho da sua
empresa e ao seu público.
Dica 02: Aprimore a experiência de compra
A experiência de compra está diretamente
conectada a satisfação do cliente pela sua empresa. No verão e nas férias,
agregue elementos que melhorem a experiência do consumidor do início ao fim.
Se você tem uma loja física, invista em uma
vitrine chamativa e com o tema da estação. Por exemplo, para uma loja de
biquínis nas férias de verão: insira cores chamativas e alegre nos manequins,
coloque elementos como boias, chapéus e drinks para remeter a uma sensação de
lazer.
Invista também em um excelente atendimento.
Caso você tenha um pequeno restaurante
ou bar que conta com um espaço kids, tenha monitores qualificados e animados
para monitorar as crianças. Assim, os pais e os filhos sairão satisfeitos e
contentes após o jantar no seu restaurante.
O foco é ter um atendimento alegre e
respeitoso nos períodos de férias.
Dica 03: Invista nas redes sociais
A troca de estações e
as férias trazem uma mudança no comportamento do cliente até mesmo na rede
social. Aliás, a internet é um grande influenciador nas nossas vidas.
Portanto, divulgue as suas campanhas, descontos, promoções, produtos e serviços no perfil da empresa. Por exemplo:
· Para os prestadores de serviços: poste fotos e
vídeos de seus serviços prestados com elementos do verão. Exemplo: as manicures
podem postar fotos com cores vibrantes para o verão e temática com as festas de
fim de ano;
· Para os locais físicos: divulgue eventos da sua empresa nas redes sociais. Por exemplo, a transmissão de um jogo de futebol para bares ou um evento com descontos nos serviços de um salão de beleza.
Uma excelente experiência para o cliente com
benefícios especiais, divulgados na rede social, é o combo certeiro para
alavancar a visibilidade e o faturamento da sua pequena empresa.
Portanto, aproveite cada período comemorativo
para agregar valor e crescer constantemente o seu negócio.
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