Cada estação do ano gera diferentes comportamentos nos consumidores. Além disso, datas comemorativas e períodos escolares também provocam mudanças no consumo de alguns produtos e serviços.

 

Esses eventos podem ser muito benéficos para as pequenas empresas que podem criar estratégias para esta época do ano para aumentarem seu faturamento, divulgarem seus produtos e serviços e ainda fidelizarem os clientes.

 

E para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender como os pequenos negócios podem aumentar suas vendas durante o verão.

 

O que é a sazonalidade nas vendas?

Antes de explicarmos algumas estratégias para i verão, é importante entender sobre a sazonalidade. Sazonalidade se refere ao período em que a demanda tem uma grande variação e que representa desafios e oportunidades para o varejo (fonte: Sebrae).

 

Ao pensarmos em sazonalidade fazemos ligação com datas como Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, dentre outras. Há também eventos que muitos consideram de supersazonalidade, tais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

 

Cada evento sazonal pode impactar uma empresa de forma positiva ou negativa, a depender do segmento e das técnicas que esta empresa utiliza para ter vantagens nas datas comemorativas.



O que é preciso para vender mais nos eventos sazonais?

É necessário ter métodos diferentes em cada evento do ano para alavancar o faturamento e a visibilidade do seu negócio.

 

Vamos entender o que é necessário antes de vender mais em cada evento sazonal (fonte: Arquivei):

·         Público-alvo e calendarização: você deve entender o perfil dos seus clientes para identificar quais as datas sazonais que podem potencializar o seu negócio. Portanto, é preciso analisar quais eventos fazem sentido para a marca do seu negócio;

·         Planejamento e organização: após definir as datas, é necessário se planejar e organizar cada etapa, nada de deixar para última hora. É preciso abastecer o estoque e divulgar suas campanhas para os seus clientes;

·         Organização financeira: calcule os custos que as ações nas datas comemorativas terão e, se possível, reserve parte do lucro dessas ações para reinvestir na empresa;

·         Mensure os resultados: após finalizar o evento sazonal, verifique se os resultados estão de acordo com o planejamento feito. Arquive essas informações para que nas próximas campanhas tenha melhorias para que seu negócio sempre cresça saudável.

 

O mais importante é preservar a boa imagem e reputação da sua marca. As vendas em datas e períodos específicos devem agregar valor ao seu negócio, trazendo mais autoridade e credibilidade.

 

Contudo, tenha cuidado ao elaborar uma campanha de vendas nesses eventos para não prejudicar o nome da sua empresa.

 

Como aproveitar o verão e as férias para vender mais?

Como vimos, muitas empresas aproveitam de eventos comemorativos para alavancarem suas vendas. É caso do que acontece durante a Copa do Mundo.

 

Outro evento que torna possível vender mais e, também, fidelizar clientes é a Black Friday.

 

Mas para que o aumento das vendas seja realizado da maneira correta e sem prejudicar a credibilidade do negócio, é essencial seguir alguns métodos.

 

Veja 3 dicas de como aproveitar o verão e as férias para vender mais:

 

Dica 01: Ofereça condições especiais

De acordo com a orientação do portal OTK, você pode fornecer benefícios para conquistar novos clientes ou fidelizar aqueles que já compraram de você uma vez, tais como:


·         Cupom de desconto;

·         Frete ou entrega grátis;

·         Vales ou brindes;

·         Queima de estoque.

 

Essas condições podem ser oferecidas para diversos segmentos. Por exemplo, uma pequena loja de roupa que precisa eliminar seu estoque primavera-verão. A partir disso, é possível criar uma campanha estratégica para renovar o estoque e fidelizar os clientes.

 

O frete grátis pode ser um aliado para empresa de delivery de comida. Por exemplo, uma pizzaria, que está oferecendo entrega grátis para comemorar o início das férias escolares.

 

Os brindes também podem ser fornecidos em qualquer venda de produto ou serviço. Afinal, qual consumidor não gosta de ser agradado?

 

Neste momento, a criatividade é crucial. Mas lembre-se: você deve ser pertinente ao nicho da sua empresa e ao seu público.

 

Dica 02:  Aprimore a experiência de compra

A experiência de compra está diretamente conectada a satisfação do cliente pela sua empresa. No verão e nas férias, agregue elementos que melhorem a experiência do consumidor do início ao fim.

 

Se você tem uma loja física, invista em uma vitrine chamativa e com o tema da estação. Por exemplo, para uma loja de biquínis nas férias de verão: insira cores chamativas e alegre nos manequins, coloque elementos como boias, chapéus e drinks para remeter a uma sensação de lazer.

 

Invista também em um excelente atendimento. Caso você tenha um pequeno restaurante ou bar que conta com um espaço kids, tenha monitores qualificados e animados para monitorar as crianças. Assim, os pais e os filhos sairão satisfeitos e contentes após o jantar no seu restaurante.

 

O foco é ter um atendimento alegre e respeitoso nos períodos de férias.

 

Dica 03: Invista nas redes sociais

A troca de estações e as férias trazem uma mudança no comportamento do cliente até mesmo na rede social. Aliás, a internet é um grande influenciador nas nossas vidas.

 

Portanto, divulgue as suas campanhas, descontos, promoções, produtos e serviços no perfil da empresa. Por exemplo:


· Para os prestadores de serviços: poste fotos e vídeos de seus serviços prestados com elementos do verão. Exemplo: as manicures podem postar fotos com cores vibrantes para o verão e temática com as festas de fim de ano;

· Para os locais físicos: divulgue eventos da sua empresa nas redes sociais. Por exemplo, a transmissão de um jogo de futebol para bares ou um evento com descontos nos serviços de um salão de beleza.

 

Uma excelente experiência para o cliente com benefícios especiais, divulgados na rede social, é o combo certeiro para alavancar a visibilidade e o faturamento da sua pequena empresa.

 

Portanto, aproveite cada período comemorativo para agregar valor e crescer constantemente o seu negócio.

 

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