Tanto a população mundial como a brasileira têm envelhecido. Com a maior longevidade das pessoas, após os 60 anos há ainda muito disposição e grande parte das pessoas querem aproveitar o tempo livre para viajarem. Isso gera excelentes oportunidades de negócios para os empresários.

Por isso, no post de hoje vamos entender como a economia prateada pode gerar oportunidades de negócios para o Turismo.

O que é Economia Prateada?

Apesar de muitos não conhecerem este conceito, certamente já ouviram (ou leram) sobre o que ele representa.

Mas, afinal, o que é a economia prateada (em inglês, silver economy) ou a economia da longevidade? Trata-se do conjunto de todas as atividades econômicas associadas às necessidades das pessoas, com mais de 60 anos, e dos produtos e serviços que elas consomem ou um dia irão consumir. Hoje, no Brasil, já existem mais idosos do que crianças com até cinco anos de idade (fonte: Gazeta do Povo ).

Dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas idosas, ou seja, que têm 60 anos ou mais. Os dados fazem parte de uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que traz também outras estatísticas importantes para diversos empresários: 18,5% dessa população ainda trabalha e 75% dela contribuem para a renda de onde moram (fonte: Agência Brasil ).

Já a Paraíba, de acordo com o IBGE , tem uma estimativa populacional de 825.796 habitantes, sendo 10,32% a população acima de 60 anos (percentual referente ao ano de 2010).

Assim, conforme pontua o Diário do Comércio , o crescimento da população idosa indica que a economia prateada já movimenta R$ 1,6 trilhão por ano. Esse número poderia ser maior se houvesse mais incentivo ao consumo para essa classe. Ou seja, a economia prateada é um mercado em ascensão que acompanha a maior tendência demográfica atual: o envelhecimento da população.

O poder aquisitivo dos idosos

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que esse público, de um modo geral, tem poder aquisitivo um pouco maior. Pessoas com mais de 65 anos são 17% da fatia dos 5% mais ricos.

Uma estatística da Hype60+ mostra que de cada 10 pessoas da economia prateada, 6 estão descontentes com o mercado de moda, por exemplo. Ou elas acham as roupas jovens demais ou velhas demais.

E qual é o perfil deste consumidor mais maduro? É um tipo de cliente que consome bem, tem autonomia de decisão e procura qualidade. É um mercado enorme não só para se abrir novos negócios, mas também para empresas já constituídas pensarem em produtos e serviços voltados para eles (fonte: Isto É Dinheiro ).

E como o mercado de Turismo pode criar estratégias específicas para conquistar todo este potencial consumidor acima dos 60 anos?

Economia Prateada e Turismo: oportunidades de negócios

O Turismo na terceira idade é definido pelo Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) como aquele destinado à melhoria da qualidade de vida da terceira idade e que diminui os efeitos de sazonalidade do turismo, desenvolvendo roteiros, programas e atrativos para a maior idade e apoiando a criação de clubes (fonte: Rede Bem Estar ).

Com o aumento da expectativa de vida da população, a busca pelo lazer e entretenimento aumentou muito entre as pessoas idosas. Por exemplo, uma pesquisa realizada em 2019 aponta que 77% dos viajantes brasileiros de terceira idade dizem que viajar será a melhor forma de aproveitar o tempo livre que terão com a aposentadoria.

No geral, esse público é muito mais fiel, mas também é caracterizado por ser mais exigente. Com isso, as empresas de toda a cadeia do Turismo precisam criar estratégias para atrair a atenção deste público. Vamos ver algumas oportunidades?

Baixa temporada

Uma característica dos serviços de turismo voltados para quem tem mais de 60 anos é a flexibilidade em relação às datas e períodos.

Como a maior parte encontra-se aposentada, eles têm a opção de viajar na baixa temporada, o que gera redução de custos para este turista e uma excelente oportunidade de negócio para os empresários, pois evita a ociosidade.

Atendimento diferenciado

Quem deseja trabalhar com o público da terceira idade deve saber que ele quer fazer suas atividades com calma e exige mais a atenção do prestador de serviço.

Ou seja, ele não tem pressa na hora de comprar e vai ouvir tudo o que a pessoa que está vendendo tem a dizer. Por isso, é importante que o colaborador tenha um perfil mais sociável, pois precisará dar toda a atenção a esse cliente , conforme pontua o UOL .

Acessibilidade

Os empreendimentos que desejam aproveitar as oportunidades geradas pela economia prateada precisam fazer investimentos em acessibilidade. Apesar das pessoas estarem envelhecendo com mais qualidade da vida, há toda a limitação inerente com o passar dos anos.

Conveniência e Socialização

Segundo o estudo da FIA, quando o assunto é viagem, os idosos gostam de áreas serranas, praias, áreas rurais, cidades culturais e resorts.

Além disso, check-in antecipado para evitar filas, ficha médica com remédios utilizados e seguro-viagem estão entre os serviços que os turistas da terceira idade gostariam que as agências oferecessem, de acordo com o Catho .

Além disso, oferecer atividades de relacionamentos e convivência, muitas vezes, fazer novas amizades é a grande expectativa de uma viagem para grande parte destes turistas.

Assim, com planejamento e estratégias mais assertivas, certamente os empreendimentos relacionados com o Turismo poderão aproveitar todo o potencial da economia prateada.

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