Conheça o atual cenário dos negócios na área de Energias Renováveis na Paraíba e veja as principais oportunidades e tendências.
Com as intensas mudanças climáticas que têm ocorrido, as energias renováveis foram ganhando mais espaço, tanto no debate público, como no debate da sociedade como um todo.
A expectativa desta transição energética é a redução da participação dos combustíveis fósseis, tais como gás natural, carvão e petróleo, dando lugar a uma “energia mais limpa”.
E quando falamos de matriz energética, é importante não confundir com matriz elétrica. A matriz energética representa o conjunto de fontes de energia disponíveis para movimentar os carros, preparar a comida no fogão e gerar eletricidade, dentre outras atividades.
Já a matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica (fonte: Empresa de Pesquisa Energética). E essa transformação da fonte da matriz elétrica brasileira, inclusive a paraibana, tem gerado inúmeras oportunidades de negócios, inclusive para as pequenas empresas.
Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos conhecer o atual cenário dos negócios na área de Energias Renováveis na Paraíba. Vamos lá?!
Energias Renováveis na Paraíba: cenário atual
Já sabemos que o Brasil é um dos países de referência quando o tema é o uso de fontes renováveis em sua matriz elétrica.
De acordo com o Balanço Energético Nacional (BEN) de 2020, 83% da matriz elétrica do Brasil é renovável, com o domínio ainda sendo da fonte hidráulica.
Porém, nos últimos anos, outras fontes de energias renováveis vêm se evidenciando no cenário nacional, tais como a eólica, a solar, dentre outras.
A Paraíba se destaca no cenário nacional pelo seu grande potencial de geração de energia de fontes renováveis, sendo as mais relevantes para o estado:
- Energia Termelétrica: o estado conta com 2 unidades com uma capacidade de produção para assegurar toda a região Nordeste.
- Energia Eólica: a Paraíba tem, atualmente, 27 parques que possuem uma potência de 524 megawatts. A previsão é de mais 17 parques eólicos até 2023.
- Energia solar fotovoltaica: possui, até o momento, 8 parques em operação que totalizam uma potência instalada de 138,20 MW. Ainda há 29 novos parques em fase de construção ou de instalação.
Principais vantagens do uso das energias renováveis
Quando se analisa os benefícios do uso de energias renováveis, percebe-se que há diversas vantagens, sejam ambientais assim como para a sociedade. Dentre as principais, temos:
- Diferente dos combustíveis fósseis, as fontes renováveis são, teoricamente, inesgotáveis;
- Ajuda no combate à emissão de gases do efeito estufa e do aquecimento global;
- Geração de novos empregos e aumento da renda, principalmente em áreas menos favorecidas;
- Estimula o desenvolvimento de novas tecnologias.
Energias Renováveis: principais oportunidades para os pequenos negócios paraibanos
Já sabemos que a transição da matriz elétrica para o uso de energias renováveis traz diversos benefícios. Porém, quando o assunto é oportunidades para os pequenos negócios paraibanos, há muitas oportunidades que podem ser aproveitadas.
Vamos conhecer algumas?
Crise hídrica e o aumento da demanda
Temos acompanhado e vivenciado, nos últimos anos, sucessivas crises hídricas, inclusive na Paraíba.
Isso gera uma grande oportunidade de negócio: cada vez mais as pessoas, as empresas, assim como as organizações públicas estarão em busca de fontes de energia elétrica independente das hidrelétricas, priorizando a energia fotovoltaica e energia eólica.
Ambiente de negócio e Políticas de Incentivos
Para viabilizar e estimular o desenvolvimento do setor, a Paraíba conta com:
- incentivos fiscais;
- infraestrutura;
- linhas de transmissão;
- agilidade nos licenciamentos ambientais;
- políticas de fomento e promoção de energias renováveis.
O Governo do Estado também mantém políticas de apoio aos empreendimentos, além de promover a articulação dos empreendedores com entidades estaduais e municipais.
Para incentivar o setor, o Governo do Estado garante a isenção da incidência de ICMS em equipamentos e materiais utilizados para geração de energia solar e eólica, tais como:
- aquecedores solares de água;
- aerogeradores de energia eólica;
- células solares em módulos ou painéis;
- torre para suporte de gerador de energia eólica;
- pá de rotor ou turbina eólica.
Além disso, há ainda a Política Estadual de Incentivo à Geração e Aproveitamento da Energia Solar e Eólica no Estado da Paraíba que, dentre os seus objetivos, apoia a produção de energia solar fotovoltaica e térmica para autoconsumo em empreendimentos particulares e públicos, residenciais, comunitários, comerciais e industriais.
Energia fotovoltaica – uma grande oportunidade para o estado
Falando, especificamente, da energia solar fotovoltaica, é importante destacar todo o seu potencial de negócio, tanto para o Brasil quanto para a Paraíba.
O Brasil registrou, em maio de 2022, a marca de 1 milhão de sistemas de geração própria de energia solar instalados, segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), sendo 15,3 Gigawatts (GW) operacionais de fonte solar fotovoltaica.
A Paraíba está em 18º lugar no ranking de estados brasileiros, representando 1,8% de toda potência instalada, ainda de acordo com a Absolar. Porém, a expectativa é que o estado suba muitas posições, pois quando o assunto é número de usinas solares fotovoltaicas em operação, em construção e em construção não-iniciada, o estado “pula” para 7º lugar, totalizando 1.964 usinas
Assim, é notório que o setor de energia renovável com um todo tem gerado empregos e melhorado as condições de vida onde se localizam tais empreendimentos. Tudo isso contribui para a melhoria da qualidade de vida dessas regiões, especialmente no sertão e semiárido paraibanos (fonte: Empresa Paraibana de Comunicação).
Os pequenos negócios encontram excelentes oportunidades de negócios, pois o setor de energia renovável gera um ambiente propício para que micro e pequenas empresas invistam de maneira estratégica, tanto direta quanto indiretamente.
Quer continuar por dentro das notícias, dos principais indicadores estratégicos e das tendências de negócios para as micro e pequenas empresas paraibanas?
Acesse Usina de Dados e potencialize os seus negócios!