Conheça o atual cenário das clínicas médicas na Paraíba e entenda os principais desafios de gestão para um médico
Os
profissionais de saúde, em especial, os médicos, têm muito pouco contato com o
tema empreendedorismo durante os longos anos de faculdade. Como o
próprio curso já exige muitos anos de dedicação, a gestão acaba não sendo uma
grande prioridade nesta fase.
Resultado: com o fim da
faculdade e da especialização, muitos profissionais optam por abrirem sua
própria clínica médica. E é neste momento que os médicos se deparam com os
desafios da gestão. Assim, a experiência acaba sendo construída na prática
através de acertos e erros o que, muitas vezes, pode causar inúmeros
transtornos.
E a gestão de clínicas médicas traz diversas rotinas
que precisam ser levadas com muita atenção, tais como a parte Financeira, Gestão
de Pessoas, Atendimento, Marketing, dentre outras.
Para compreender mais sobre este tema, no post
de hoje vamos conhecer o atual cenário das clínicas médicas na Paraíba e entender os
principais desafios de gestão para um médico. Vamos?!
Médicos e Clínicas Médicas: Panorama
brasileiro e do estado da Paraíba
Atualmente, o
Brasil conta com mais de 540.000 médicos ativos no país. O Conselho Regional de Medicina da Paraíba indica que há 9.711 médicos ativos no estado.
Segundo o estudo Demografia
Médica do Brasil (2020), a proporção no
país é de 2,27 médicos para cada 1.000 habitantes. Para termos uma ideia, a
média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico
(OCDE) é de 3,5. Na Paraíba, esta proporção é de 2,04, a maior entre os
estados nordestinos (cuja média é 1,69).
Quando comparadas as capitais (e grandes
regiões), João Pessoa ocupa a segunda colocação da região nordeste, com 6,14
médicos para cada 1.000 habitantes, perdendo apenas para o Recife (8,18).
Quando analisamos a distribuição de médicos
pelas cidades do interior, o estado cai para a média de 1 médico para
cada 1.000 habitantes. Apesar da queda muito acentuada, é a maior proporção
dentre os estados nordestinos, à frente da Bahia (0,86) e de Pernambuco (0,74)
. Já a média nacional é de 1,49.
Clínicas
Médicas na Paraíba
O CNAE representa a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. No caso das clínicas médicas e afins, estes três CNAE são os mais relevantes:
- 8630-5/01: Atividade médica ambulatorial com
recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- 8630-5/02: Atividade médica ambulatorial com
recursos para realização de exames complementares
- 8630-5/03: Atividade médica ambulatorial restrita a
consultas
Utilizando como critério estes três CNAE, de acordo com dados do Data Sebrae, o estado da Paraíba conta com 1.806 estabelecimentos considerados de micro e pequeno portes, estando assim localizados:
·
João Pessoa: 911;
·
Campina Grande: 377;
·
Patos: 79;
·
Guarabira: 51;
·
Demais
cidades: 388
Certamente
grande parte destes estabelecimentos são controlados por médicos que, muitas
vezes, assumem também o papel de gestor na sua própria clínica. Ou seja, para além de suas responsabilidades como profissional de saúde, também é
necessário que o médico gerencie todas as áreas da empresa para fazer com que
seu negócio seja um verdadeiro sucesso.
Principais desafios para o médico na gestão da sua
clínica
Quando pensamos em clínicas médicas de micro e pequeno porte, há
alguns desafios comuns que os médicos encontram, sendo os principais:
Automação
dos processos
Um primeiro
desafio são os processos lentos e com excesso de erros (como, por exemplo, as glosas).
Por isso, a digitalização e automação vêm com foco em inovações que proporcionam
agilidade, rapidez, segurança, eficiência e acuracidade nos processos de
forma geral.
Para isso, a
adoção de softwares de gestão pode ser muito importante para uma maior
automação dos processos, assim como integração das diversas áreas e
informações.
Ou seja, um
software de gestão pode possibilitar a integração da gestão financeira,
prontuário eletrônico, faturamento, agendamento online, dentre outros, além de
automatizar diversos processos. E tudo isso gera clínicas médicas muito mais
competitivas.
Além disso, proporciona uma maior agilidade na prescrição
médica, agendamentos, assim como uma maior facilidade de acesso às informações
por parte dos pacientes. E oferecer ao paciente o benefício de acompanhar a
própria saúde por relatórios e alertas são alguns dos benefícios oferecidos por
softwares de gestão em saúde (fonte: Estado de Minas).
Atendimento
Humanizado
Mas será que uma maior
automação dos processos das clínicas médicas irá impactar, negativamente, na
humanização do atendimento? Não!
O tratamento humanizado pressupõe a união entre a qualidade do
tratamento técnico e a qualidade do relacionamento que se desenvolve entre
paciente, familiares e a equipe. Com a implementação de novas tecnologias e
softwares de gestão que proporcionam a automação de diversos processos (como
foi visto anteriormente), os colaboradores das clínicas médicas podem focar
naquilo que é mais importante: nas pessoas.
E criar formas de ter um atendimento
humanizado na área de Saúde não é algo novo. Para termos uma ideia, desde 2003
o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Humanização (PNH) que, dentre
os principais objetivos, está a qualificação da saúde pública no Brasil através
do incentivo de trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.
Assim, o atendimento humanizado significa também a inclusão
das diferenças nos processos de gestão e de cuidado.
Lembre-se: em qualquer situação, principalmente em relação a
um problema de saúde, as pessoas gostam de ser bem tratadas, não é mesmo?! E
esse tratamento recebido pode ser um grande diferencial, inclusive no momento
de agendar novas consultas, exames ou recomendar a clínica para os amigos e
familiares.
Captação
e fidelização de pacientes
As organizações de
qualquer área de atuação precisam encontrar meios de atrair e fidelizar
clientes! É essa captação e fidelização que faz com que o negócio tenha
sustentabilidade financeira.
E isso não é diferente
para as clínicas médicas: com o aumento gradual da concorrência, principalmente
na capital e nos grandes centros, é necessário encontrar formas de atrair novos
pacientes, assim como fidelizá-los. Tudo isso levando em consideração as normas
do Conselho Federal de Medicina.
Basicamente, para uma clínica médica conseguir atrair novos pacientes, basta criar estratégias assertivas nos seguintes pilares:
·
Construção
de uma imagem de autoridade na área.
·
Apresentação
de diferenciais em consultas e tratamentos (por exemplo, tecnologias e
técnicas modernas).
·
Atendimento
humanizado e diferenciado.
LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é a lei que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios
digitais, cujo um dos objetivos é de proteger os direitos fundamentais de liberdade
e de privacidade.
Os impactos da nova LGPD na área de
saúde são muitos, pois as clínicas lidam tanto com
dados pessoais, quanto dados pessoais sensíveis. Por isso, é preciso criar
processos e sistemas que não deixem tais dados vulneráveis.
Quando se trata de
gestão de uma clínica médica, é necessário investir em tecnologias que atendam
a todos os requisitos impostos pela nova LGPD para evitar sanções e multas.
Obviamente que os
médicos, quando assumem também o papel de gestores nas clínicas médicas,
encaram muitos outros obstáculos e desafios. Assim, é importante continuar se
atualizando constantemente sobre temas relacionados com gestão e
empreendedorismo.
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