Os profissionais de saúde, em especial, os médicos, têm muito pouco contato com o tema empreendedorismo durante os longos anos de faculdade. Como o próprio curso já exige muitos anos de dedicação, a gestão acaba não sendo uma grande prioridade nesta fase.

 

Resultado: com o fim da faculdade e da especialização, muitos profissionais optam por abrirem sua própria clínica médica. E é neste momento que os médicos se deparam com os desafios da gestão. Assim, a experiência acaba sendo construída na prática através de acertos e erros o que, muitas vezes, pode causar inúmeros transtornos.

 

 

E a gestão de clínicas médicas traz diversas rotinas que precisam ser levadas com muita atenção, tais como a parte Financeira, Gestão de Pessoas, Atendimento, Marketing, dentre outras.

 

Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos conhecer o atual cenário das clínicas médicas na Paraíba e entender os principais desafios de gestão para um médico. Vamos?!


Médicos e Clínicas Médicas: Panorama brasileiro e do estado da Paraíba


Atualmente, o Brasil conta com mais de 540.000 médicos ativos no país. O Conselho Regional de Medicina da Paraíba indica que há 9.711 médicos ativos no estado.

 

Segundo o estudo Demografia Médica do Brasil (2020), a proporção no país é de 2,27 médicos para cada 1.000 habitantes. Para termos uma ideia, a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 3,5. Na Paraíba, esta proporção é de 2,04, a maior entre os estados nordestinos (cuja média é 1,69).

 

Quando comparadas as capitais (e grandes regiões), João Pessoa ocupa a segunda colocação da região nordeste, com 6,14 médicos para cada 1.000 habitantes, perdendo apenas para o Recife (8,18).

 

Quando analisamos a distribuição de médicos pelas cidades do interior, o estado cai para a média de 1 médico para cada 1.000 habitantes. Apesar da queda muito acentuada, é a maior proporção dentre os estados nordestinos, à frente da Bahia (0,86) e de Pernambuco (0,74) . Já a média nacional é de 1,49.

 

Clínicas Médicas na Paraíba

O CNAE representa a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. No caso das clínicas médicas e afins, estes três CNAE são os mais relevantes:


  • 8630-5/01: Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • 8630-5/02: Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • 8630-5/03: Atividade médica ambulatorial restrita a consultas


Utilizando como critério estes três CNAE, de acordo com dados do Data Sebrae, o estado da Paraíba conta com 1.806 estabelecimentos considerados de micro e pequeno portes, estando assim localizados:


·       João Pessoa: 911;

·       Campina Grande: 377;

·       Patos: 79;

·       Guarabira: 51;

·       Demais cidades: 388

 

Certamente grande parte destes estabelecimentos são controlados por médicos que, muitas vezes, assumem também o papel de gestor na sua própria clínica. Ou seja, para além de suas responsabilidades como profissional de saúde, também é necessário que o médico gerencie todas as áreas da empresa para fazer com que seu negócio seja um verdadeiro sucesso.

 

Principais desafios para o médico na gestão da sua clínica


Quando pensamos em clínicas médicas de micro e pequeno porte, há alguns desafios comuns que os médicos encontram, sendo os principais:


 Automação dos processos

Um primeiro desafio são os processos lentos e com excesso de erros (como, por exemplo, as glosas). Por isso, a digitalização e automação vêm com foco em inovações que proporcionam agilidade, rapidez, segurança, eficiência e acuracidade nos processos de forma geral.

 

Para isso, a adoção de softwares de gestão pode ser muito importante para uma maior automação dos processos, assim como integração das diversas áreas e informações.

 

Ou seja, um software de gestão pode possibilitar a integração da gestão financeira, prontuário eletrônico, faturamento, agendamento online, dentre outros, além de automatizar diversos processos. E tudo isso gera clínicas médicas muito mais competitivas.

 

Além disso, proporciona uma maior agilidade na prescrição médica, agendamentos, assim como uma maior facilidade de acesso às informações por parte dos pacientes. E oferecer ao paciente o benefício de acompanhar a própria saúde por relatórios e alertas são alguns dos benefícios oferecidos por softwares de gestão em saúde (fonte: Estado de Minas).

 

Atendimento Humanizado

Mas será que uma maior automação dos processos das clínicas médicas irá impactar, negativamente, na humanização do atendimento? Não!

 

O tratamento humanizado pressupõe a união entre a qualidade do tratamento técnico e a qualidade do relacionamento que se desenvolve entre paciente, familiares e a equipe. Com a implementação de novas tecnologias e softwares de gestão que proporcionam a automação de diversos processos (como foi visto anteriormente), os colaboradores das clínicas médicas podem focar naquilo que é mais importante: nas pessoas.

 

E criar formas de ter um atendimento humanizado na área de Saúde não é algo novo. Para termos uma ideia, desde 2003 o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Humanização (PNH) que, dentre os principais objetivos, está a qualificação da saúde pública no Brasil através do incentivo de trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

 

Assim, o atendimento humanizado significa também a inclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado.

 

Lembre-se: em qualquer situação, principalmente em relação a um problema de saúde, as pessoas gostam de ser bem tratadas, não é mesmo?! E esse tratamento recebido pode ser um grande diferencial, inclusive no momento de agendar novas consultas, exames ou recomendar a clínica para os amigos e familiares.

 

Captação e fidelização de pacientes


As organizações de qualquer área de atuação precisam encontrar meios de atrair e fidelizar clientes! É essa captação e fidelização que faz com que o negócio tenha sustentabilidade financeira.

 

E isso não é diferente para as clínicas médicas: com o aumento gradual da concorrência, principalmente na capital e nos grandes centros, é necessário encontrar formas de atrair novos pacientes, assim como fidelizá-los. Tudo isso levando em consideração as normas do Conselho Federal de Medicina.

 

Basicamente, para uma clínica médica conseguir atrair novos pacientes, basta criar estratégias assertivas nos seguintes pilares:


·       Construção de uma imagem de autoridade na área.

·       Apresentação de diferenciais em consultas e tratamentos (por exemplo, tecnologias e técnicas modernas).

·       Atendimento humanizado e diferenciado.

 

LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é a lei que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, cujo um dos objetivos é de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade.

 

Os impactos da nova LGPD na área de saúde são muitos, pois as clínicas lidam tanto com dados pessoais, quanto dados pessoais sensíveis. Por isso, é preciso criar processos e sistemas que não deixem tais dados vulneráveis.

 

Quando se trata de gestão de uma clínica médica, é necessário investir em tecnologias que atendam a todos os requisitos impostos pela nova LGPD para evitar sanções e multas.

 

Obviamente que os médicos, quando assumem também o papel de gestores nas clínicas médicas, encaram muitos outros obstáculos e desafios. Assim, é importante continuar se atualizando constantemente sobre temas relacionados com gestão e empreendedorismo.

 

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