O setor de hotelaria está cada vez mais competitivo. Por isso, para se destacar, é necessário desenvolver constantemente estratégias para agregar valor aos empreendimentos.

De acordo com o Sebrae, o atual cenário é de retomada econômica e a tendência é de que, ainda em 2023, o setor atinja os números anteriores à pandemia. Porém, a perspectiva é de que só haverá crescimento em 2023, dadas as incertezas em relação às variantes do coronavírus e à situação econômica do Brasil com a alta da inflação.

Assim, é importante que os hotéis e as pousadas busquem maneiras de inovar e atrair mais clientes. E para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos conhecer os destinos turísticos da Paraíba e ver como os hotéis e pousadas podem aproveitar a perspectiva de aumento do turismo em 2023.


O panorama para o Turismo em 2023: projeções para os meios de hospedagem


Depois de quase dois anos em isolamento, as pessoas têm priorizados as viagens. Por exemplo, quase 70% das operadoras de turismo no Brasil já superaram nos primeiros três meses deste ano o faturamento de 2021, de acordo com boletim da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

O mesmo levantamento mostrou que 86% das viagens compradas por turistas, no primeiro trimestre, foram para destinos nacionais, enquanto o exterior ficou com os outros 14% (fonte: Agência Brasil).


Hotéis e Pousadas na Paraíba: o que esperar ainda em 2023


De acordo com o novo Mapa do Turismo Brasileiro, a Paraíba conta atualmente com 12 regiões turísticas e 65 municípios.

Esse Mapa é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país.

No caso da Paraíba, são as seguintes rotas/regiões:

  • Brejo Municípios (17 municípios): Alagoa Grande (Brejo), Alagoa Nova (Brejo), Areia (Brejo), Bananeiras (Brejo), Belém (Guarabira), Borborema (Brejo), Dona Inês (Curimataú Oriental), Duas Estradas (Guarabira), Guarabira (Guarabira), Juarez Távora (Itabaiana), Lagoa de Dentro (Guarabira), Matinhas (Brejo), Pilões (Brejo), Remígio (Curimataú Ocidental), Serra da Raiz (Guarabira), Serraria (Brejo) e Solânea (Curimataú Oriental).
  • Cariri Municípios (8 municípios): Boqueirão (Cariri Oriental), Cabaceiras (Cariri Oriental), Caraúbas (Cariri Oriental), Gurjão (Cariri Oriental), Congo (Cariri Ocidental), Monteiro (Cariri Ocidental), Prata (Cariri Ocidental) e Taperoá (Cariri Ocidental).
  • Costa das Falésias Municípios (3): Conde (João Pessoa), Pitimbu (Litoral Sul) e Caaporã (Litoral Sul).
  • Curimataú Municípios (2): Araruna (Curimataú Oriental) e Tacima (Curimataú Oriental).
  • Rota Sanhauá (3): Cabedelo (João Pessoa), João Pessoa (João Pessoa) e Lucena (João Pessoa).
  • Seridó Municípios (2): Baraúna (Seridó Oriental Paraibana) e Picuí (Seridó Oriental Paraibana).
  • Serra da Borborema Municípios (6): Campina Grande (Campina Grande), Fagundes (Campina Grande), Lagoa Seca (Campina Grande), Pocinhos (Curimataú Ocidental), Puxinanã (Campina Grande) e Queimadas (Campina Grande).
  • Trilhas dos Potiguara Municípios (2): Baía da Traição (Litoral Norte) e Mataraca (Litoral Norte).
  • Vale dos Dinossauros Municípios (5): Sousa (Sousa), Cajazeiras (Cajazeiras), Monte Horebe (Cajazeiras), Poço de José de Moura (Cajazeiras) e Serra Grande (Itaporanga).
  • Vale do Mamanguape Municípios (3): Itapororoca (Litoral Norte), Jacaraú (Litoral Norte) e Mamanguape (Litoral Norte).
  • Vale do Paraíba Municípios (8): Ingá (Itabaiana), Itabaiana (Itabaiana), Mogeiro (Itabaiana), Natuba (Umbuzeiro), Pedras de Fogo (Litoral Sul), Pilar (Sapé), São Miguel de Taipu (Sapé) e Umbuzeiro (Umbuzeiro).
  • Vale dos Sertões Municípios (6): Água Branca (Serra do Teixeira), Brejo do Cruz (Catolé do Rocha), Maturéia (Serra do Teixeira), Princesa Isabel (Serra do Teixeira), São Bento (Catolé do Rocha) e Santa Luzia (Seridó Ocidental Paraibano).

Ou seja, esta é uma excelente oportunidade para os hotéis e pousadas das respectivas regiões criarem estratégias para atraírem um número maior de hóspedes, seja em períodos considerados de “alta temporada”, assim como em outros momentos do ano. A seguir, vamos trazer algumas dicas.


Como os hotéis e pousadas podem atrair mais clientes?


Como vimos, a procura por viagens continuará aquecida em 2023, sendo que os destinos nacionais serão priorizados por grande parte dos viajantes. E como os hotéis e pousadas podem aproveitar tais oportunidades?


Utilizar as redes sociais de maneira estratégica


Podemos dizer que as redes sociais se tornaram o novo “boca-a-boca”, só que em uma escala muito maior.

Quando alguém compartilha sobre a experiência em determinada pousada ou hotel, isso aumenta o desejo das pessoas por viverem a mesma experiência.

Além disso, monitorando estrategicamente os comentários na rede social do empreendimento, é possível identificar:

  • Pontos de melhoria;
  • Aspectos que deveriam ter mais ênfase nas redes;
  • Informações que não estão claras para os viajantes;
  • O que seus hóspedes mais gostaram durante a estadia.


A tecnologia como aliada do seu hotel ou da sua pousada


Os viajantes tornaram-se mais exigentes, inclusive em relação à experiência digital com a hospedagem. Por isso, é importante inovar e usar a tecnologia a favor do seu negócio.

Segundo a McKinsey, 58% das interações globais dos clientes são agora digitais, comparado a 36% antes da pandemia. Essa mudança ocorreu em todas as gerações, não apenas na geração dos Millenials e na geração Z. Há uma demanda crescente por opções de autoatendimento sem contato, como entrada sem chave e pagamentos sem contato.

Alguns exemplos de inovações/adaptações:

  • aplicativos para fazer o check-in virtual;
  • QR codes para pagar as refeições;
  • chats para sanar dúvidas;
  • uso dos keyless, que nada mais são do que um sistema de entrada inteligente, que possui uma trava eletrônica que controla o acesso de pessoas.


Experiências mais sustentáveis


Embora a sustentabilidade esteja no radar das tendências de viagens há muito tempo, a pandemia e a crescente preocupação o meio ambiente têm mantido esse tema no radar de interesses dos consumidores.

De acordo com um relatório do Booking.com, 83% dos viajantes globais consideram as viagens sustentáveis vitais, com 61% dizendo que a pandemia os fez querer viajar de forma mais sustentável no futuro. O mesmo relatório constatou que 3 em cada 4 parceiros de acomodação afirmam ter implementado alguma forma de prática sustentável no empreendimento.

De acordo com o Sebrae, atrair hóspedes preocupados com a crise ambiental e economizar energia são dois benefícios de enorme interesse para os empreendedores do setor hoteleiro. A ótima notícia é que ambos podem ser atingidos com uma mesma ação: adotar a energia solar é a melhor forma de integrar sustentabilidade e lucro.

Em outro post, abordamos sobre energias renováveis na Paraíba. Vale a pena conferir.


Bleisure travel: cômodos adaptados para o home office


O termo bleisure travel refere-se a uma viagem que combina lazer e negócios, o que está se tornando comum. Mesmo com o retorno de certa modalidade, muitas empresas estão mantendo o formato híbrido de trabalho para os seus colaboradores. Com isso, eles têm muito mais flexibilidade geográfica, podendo aliar o lazer com o trabalho.

Por isso, oferecer quartos, ou outros ambientes no espaço do hotel ou pousada, que possibilitem que o hóspede consiga ter uma rotina de trabalho com conforto e privacidade pode atrair muitos clientes com este perfil.


Turistas com mais de 60 anos


Viajar traz diversos benefícios e o brasileiro da terceira idade sabe disso. Por isso, é importante que hotéis e pousadas criem ações específicas para conquistar este público mais maduro, também conhecido como economia prateada. Para isso, investir em acessibilidade é fundamental.

Assim, com planejamento e estratégias mais assertivas, certamente os hotéis e pousadas conseguirão atrair ainda mais clientes em 2023.

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Crédito da imagem: Photo by Pixabay from Pexels