Veja as principais tendências do mercado da beleza para os pequenos negócios deste segmento e como se beneficiar dessas novidades.
O autocuidado e a estética têm sido muito valorizados na nossa cultura e
muito propagados pelas influenciadoras digitais. Isso gera uma nova perspectiva
de olhar para a beleza.
O que antes era uma busca
frenética pela perfeição, hoje é substituído por um olhar de realçar o que tem
de melhor em cada um, sem abdicar da saúde. Assim, o mercado
da beleza tem sofrido modificações, desencadeadas pela nova relação entre
estética e saúde.
E para entender mais sobre
este tema, no post de hoje vamos contextualizar as tendências do mercado da
beleza e como os pequenos negócios deste segmento podem vender mais seguindo
algumas dessas novidades.
Panorama do mercado de beleza
O segmento da beleza e da estética vem aumentando a cada ano que passa.
E o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo,
atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão (fonte: A Tarde).
A beleza, a saúde e o autocuidado
estão muito conectados hoje em dia, pois uma autoestima elevada é responsável
por um melhor bem-estar.
A preocupação com a estética hoje em dia, seja
facial ou corporal, não é mais somente das mulheres. Com o aumento da
expectativa de vida, os homens passaram a se cuidar mais e levar a autoestima
mais a sério.
Assim, o aumento do mercado estético
também está relacionado com o englobamento do sexo masculino.
Outro motivo para esse
segmento ter um bom desempenho é a presença na internet dos influenciadores
como embaixadores de marcas de beleza, o tão conhecido “Marketing de Influência”.
Segundo o portal Meio&Mensagem, com o Marketing de Influência as empresas começaram
a se comunicar de uma forma diferente com o seu público. Antes existia uma
busca por um padrão de beleza, hoje se fala mais em realçar a beleza natural.
Assim, as marcas se conectam
e conquistam um público mais real através dos influencers, dando voz para as
dores e desejos estéticos desse público.
Desta forma, o que podemos
constatar é que a tecnologia está diretamente ligada ao mercado de beleza,
desde a fabricação dos cosméticos até a experiência do usuário com a marca.
Novas tendências
para o mercado de beleza
Com a mudança nos
hábitos de consumo, algumas tendências surgem para atender os desejos dos
consumidores.
O aumento de skincare (cuidado com a
pele), segundo um estudo feito pela Associação Brasileira da
Indústria de Higiene Pessoal (ABIHPEC), mostrou que a
procura por produtos para cuidados com a pele cresceu, em média, 21,9% em 2020. Sendo que
as máscaras para tratamentos
faciais tiveram um aumento no crescimento de vendas
de 91% e os produtos para o corpo e
esfoliantes 153,2% (fonte: Portal
UOL).
Em 2021, essa tendência se
intensificou, conforme informe o site Beleza Verde, desencadeando uma apreciação
pela beleza natural e por “caras lavadas”.
A partir disso, surge mais tendências
ligadas ao aspecto natural como um todo, tais como:
·
Cosméticos
veganos;
·
Adoção
de maquiagens mais leves;
·
Hidratantes
e géis de limpeza que proporcionam um aspecto mais saudável para a pele;
·
Serviços
que promovem o rejuvenescimento, a redução de linhas de expressões, o volume
nos lábios e a remoção de cicatrizes.
Outra tendência para o
mercado de beleza é seguir um tratamento em casa após um procedimento em
clínicas ou após uma mudança do visual no salão. Isso porque o autocuidado com
a estética está atrelado em ter uma melhor disposição com a rotina.
A aparência da região íntima também tem sido foco daqueles que estão se
cuidando mais, seja homem ou mulher. Dentre os procedimentos para a estética
íntima, podemos destacar:
·
Tratamento
para a flacidez;
·
Depilação
a laser;
·
Clareamento
da região.
O que mais vale ressaltar é
que, com esse movimento de integrar saúde com estética, as tendências sempre
estarão voltadas para a busca de um aspecto saudável e natural.
Porém, cada indivíduo tem às
suas particularidades e isso também está sendo valorizado. Por isso, a busca
por procedimentos e cosméticos personalizados para cada biotipo tem crescido.
Mas como aproveitar as tendências para vender mais?
Já é possível identificar que a forma de
tratar a beleza evoluiu, mas isso não quer dizer que o mercado de beleza
sofrerá consequências negativas. Pelo contrário, o intuito é desenvolver ainda
mais os nichos dentro do mercado da estética.
Para as
prestadoras de serviços de beleza, como manicures, cabeleireiras, depiladoras e
esteticistas em geral, a perspectiva também é aumentar a demanda de seus
serviços.
Apenas o
que muda é a maneira como abordamos questões que envolvem a estética. O
principal diferencial para essas prestadoras aumentarem suas vendas é integrar
seus serviços de beleza com questões de saúde.
Para uma
maquiadora, por exemplo, é interessante que ela use produtos de maquiagem que também
forneçam cuidados para a pele de suas clientes, respeitando a condição de cada
pele.
Conforme a orientação do portal Falamart, outras formas de seguir essas
tendências e, consequentemente, aumentar as vendas, são:
·
Fique atenta aos lançamentos de produtos. Por
exemplo, você pode colocar em seu estabelecimento gôndolas para vender
cosméticos de acordo com o seu nicho, mas o importante é que sejam cosméticos
variados para cada biotipo e com preços acessíveis ao seu público;
·
Utilize produtos veganos em salões de beleza,
seja um esmalte, um shampoo ou um condicionador. Isso chama mais clientes e
desperta neles a sensação de que você se atenta às pautas de sustentabilidade;
·
Para as esteticistas, é interessante o uso de cosméticos
com ação anti-inflamatória, pois também é uma tendência no mercado de beleza,
sendo substituto de produtos agressivos à pele;
·
Priorize os resultados naturais em um
procedimento estético, os clientes estão buscando realçar sua beleza e não
atingir um padrão único.
Com
produtos inclusivos e uma abordagem direcionada para a saúde, os pequenos
negócios conseguirão obter muitos benefícios para o sucesso da sua empresa.
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