O autocuidado e a estética têm sido muito valorizados na nossa cultura e muito propagados pelas influenciadoras digitais. Isso gera uma nova perspectiva de olhar para a beleza.

 

O que antes era uma busca frenética pela perfeição, hoje é substituído por um olhar de realçar o que tem de melhor em cada um, sem abdicar da saúde. Assim, o mercado da beleza tem sofrido modificações, desencadeadas pela nova relação entre estética e saúde.

 

E para entender mais sobre este tema, no post de hoje vamos contextualizar as tendências do mercado da beleza e como os pequenos negócios deste segmento podem vender mais seguindo algumas dessas novidades.

 

Panorama do mercado de beleza

O segmento da beleza e da estética vem aumentando a cada ano que passa. E o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão (fonte: A Tarde).

 

A beleza, a saúde e o autocuidado estão muito conectados hoje em dia, pois uma autoestima elevada é responsável por um melhor bem-estar.

 

 A preocupação com a estética hoje em dia, seja facial ou corporal, não é mais somente das mulheres. Com o aumento da expectativa de vida, os homens passaram a se cuidar mais e levar a autoestima mais a sério.

 

Assim, o aumento do mercado estético também está relacionado com o englobamento do sexo masculino.

 

Outro motivo para esse segmento ter um bom desempenho é a presença na internet dos influenciadores como embaixadores de marcas de beleza, o tão conhecido “Marketing de Influência”.

 

Segundo o portal Meio&Mensagem,  com o Marketing de Influência as empresas começaram a se comunicar de uma forma diferente com o seu público. Antes existia uma busca por um padrão de beleza, hoje se fala mais em realçar a beleza natural.

 

Assim, as marcas se conectam e conquistam um público mais real através dos influencers, dando voz para as dores e desejos estéticos desse público.

 

Desta forma, o que podemos constatar é que a tecnologia está diretamente ligada ao mercado de beleza, desde a fabricação dos cosméticos até a experiência do usuário com a marca.

 

Novas tendências para o mercado de beleza

Com a mudança nos hábitos de consumo, algumas tendências surgem para atender os desejos dos consumidores.

 

O aumento de skincare (cuidado com a pele), segundo um estudo feito pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (ABIHPEC), mostrou que a procura por produtos para cuidados com a pele cresceu, em média, 21,9% em 2020. Sendo que as máscaras para tratamentos faciais tiveram um aumento no crescimento de vendas de 91% e os produtos para o corpo e esfoliantes 153,2% (fonte: Portal UOL).

 

Em 2021, essa tendência se intensificou, conforme informe o site Beleza Verde, desencadeando uma apreciação pela beleza natural e  por “caras lavadas”.

 

 A partir disso, surge mais tendências ligadas ao aspecto natural como um todo, tais como:

·         Cosméticos veganos;

·         Adoção de maquiagens mais leves;

·         Hidratantes e géis de limpeza que proporcionam um aspecto mais saudável para a pele;

·         Serviços que promovem o rejuvenescimento, a redução de linhas de expressões, o volume nos lábios e a remoção de cicatrizes.

 

Outra tendência para o mercado de beleza é seguir um tratamento em casa após um procedimento em clínicas ou após uma mudança do visual no salão. Isso porque o autocuidado com a estética está atrelado em ter uma melhor disposição com a rotina.

 

A aparência da região íntima também tem sido foco daqueles que estão se cuidando mais, seja homem ou mulher. Dentre os procedimentos para a estética íntima, podemos destacar:

·         Tratamento para a flacidez;

·         Depilação a laser;

·         Clareamento da região.

 

O que mais vale ressaltar é que, com esse movimento de integrar saúde com estética, as tendências sempre estarão voltadas para a busca de um aspecto saudável e natural.

 

Porém, cada indivíduo tem às suas particularidades e isso também está sendo valorizado. Por isso, a busca por procedimentos e cosméticos personalizados para cada biotipo tem crescido.

 

Mas como aproveitar as tendências para vender mais?

Já é possível identificar que a forma de tratar a beleza evoluiu, mas isso não quer dizer que o mercado de beleza sofrerá consequências negativas. Pelo contrário, o intuito é desenvolver ainda mais os nichos dentro do mercado da estética.

 

Para as prestadoras de serviços de beleza, como manicures, cabeleireiras, depiladoras e esteticistas em geral, a perspectiva também é aumentar a demanda de seus serviços.

 

Apenas o que muda é a maneira como abordamos questões que envolvem a estética. O principal diferencial para essas prestadoras aumentarem suas vendas é integrar seus serviços de beleza com questões de saúde.

 

Para uma maquiadora, por exemplo, é interessante que ela use produtos de maquiagem que também forneçam cuidados para a pele de suas clientes, respeitando a condição de cada pele.

 

Conforme a orientação do portal Falamart, outras formas de seguir essas tendências e, consequentemente, aumentar as vendas, são:

·         Fique atenta aos lançamentos de produtos. Por exemplo, você pode colocar em seu estabelecimento gôndolas para vender cosméticos de acordo com o seu nicho, mas o importante é que sejam cosméticos variados para cada biotipo e com preços acessíveis ao seu público;

·         Utilize produtos veganos em salões de beleza, seja um esmalte, um shampoo ou um condicionador. Isso chama mais clientes e desperta neles a sensação de que você se atenta às pautas de sustentabilidade;

·         Para as esteticistas, é interessante o uso de cosméticos com ação anti-inflamatória, pois também é uma tendência no mercado de beleza, sendo substituto de produtos agressivos à pele;

·         Priorize os resultados naturais em um procedimento estético, os clientes estão buscando realçar sua beleza e não atingir um padrão único.

 

Com produtos inclusivos e uma abordagem direcionada para a saúde, os pequenos negócios conseguirão obter muitos benefícios para o sucesso da sua empresa.

 

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