Entenda o cenário atual para agências de Marketing Digital e sabia como superar os desafios para se destacar da concorrência.
O mercado digital tem se desenvolvido ano após ano e muitas empresas
prestadoras de serviços de Marketing Digital também surgiram e conquistaram
novos espaços.
Com um aumento na quantidade
dessas empresas e mais pessoas procurando por serviços desse segmento, o
mercado tem sofrido pressões em busca de melhorias e desenvolvimento.
Para entender mais sobre
este tema, no post de hoje vamos entender como as agências de Marketing Digital
estão crescendo e quais são os métodos para que elas profissionalizem os seus
processos internos.
O que faz uma empresa
de Marketing Digital?
Uma agência do
Marketing Digital é aquela empresa que presta serviços nos canais digitais para
promover a marca ou produto de seu cliente por meio de estratégias e
divulgações.
No geral, os principais serviços prestados são:
· Planejamento estratégico: identificar as demandas do cliente, estudar o
mercado e elaborar um planejamento para alcançar os resultados desejados;
· Gestão de campanhas: gerenciar campanhas pagas realizadas nos canais digitais;
· Anúncios: criação de anúncios on-line para gerar vendas e conversões;
· Produção de conteúdo: produzir conteúdos relevantes para o público-alvo do cliente nos blogs, sites e nutrir as redes sociais;
· Design: criação de layouts, desde sites até um post no Instagram, por exemplo;
· Desenvolvimento de sites: programação de páginas na web;
· Mensurar resultados: demonstrar para o cliente quais resultados foram alcançados, com o foco de fazer melhorias constantes.
Existem muitos
outros serviços prestados por uma empresa de Marketing Digital como, por
exemplo, o tráfego pago, que é responsável por impulsionar os anúncios para o
público-alvo correto com o intuito de converter mais vendas ou gerar leads
qualificados.
É evidente que
uma agência no segmento de Marketing Digital não possui apenas trabalhos
operacionais, mas também envolve uma visão estratégica na parceria entre
empresa-cliente.
O cenário das agências
em 2022
Muitas empresas
precisaram investir no digital a partir de 2021, em decorrência da pandemia, gerando
um aumento de 57,9% na quantidade de clientes nas agências de Marketing Digital
(fonte: pesquisa Panorama das Agências Digitais 2022).
A pesquisa ainda informa que quase 72% das
empresas prestadoras de serviços digitais irão ampliar o seu orçamento para um
maior crescimento nos próximos meses.
Com um cenário competitivo e alvo de altos
investimentos, as empresas desse segmento deverão se atentar em
profissionalizar os seus processos para garantirem um diferencial em relação à
sua concorrência.
De acordo com a
orientação do portal Rock Content junto com a pesquisa Panorama das Agências Digitais, as
melhores estratégias para se destacar são:
Demonstrar valor para o cliente
O mercado digital
está muito aquecido, gerando inúmeras oportunidades de negócios. Porém, o
principal obstáculo para as empresas é demonstrar os resultados significativos
para os seus clientes.
Deve ser feito,
então, um alinhamento de expectativas e explicar para os potenciais clientes
que os resultados não aparecem “do dia para a noite” mas, principalmente, no
médio e no longo prazo.
Demandas acima da capacidade técnica
Outro fator que deverá receber atenção nas agências é a falta de
habilidades estratégicas, sendo responsável por 21,8% dos motivos que faz uma
agência perder clientes.
A concorrência
está cada vez maior e mais desafiadora. Por isso, é essencial apresentar
habilidades estratégicas que agreguem para o sucesso da sua empresa.
Como já vimos, uma boa agência de marketing não trabalha apenas com o
processo operacional e técnico. É preciso adotar métodos estratégicos
eficientes para entregar os resultados.
Uma agência de Marketing Digital deve olhar para o projeto de seu
cliente como se fosse seu, a conhecida frase “pensar com a cabeça de dono”.
Levar sugestões e tendências para os seus clientes também é uma
possibilidade de agregar valor, monitorando e desenvolvendo uma melhor
performance da equipe, segundo a informação o portal Layerup.
Desafio de retenção
Outro obstáculo
no mercado para as agências de Marketing Digital é a falta de acompanhamento e
relacionamento com os seus clientes.
Por isso, manter uma boa relação com o seu cliente é fundamental para:
· Reduzir o custo de aquisição por cliente;
· Clientes satisfeitos estão mais motivados a investirem com você e contratarem mais serviços;
· Esses mesmos clientes satisfeitos podem te indicar para outros potenciais clientes.
Isso se faz com
um trabalho qualificado desde o primeiro contato e com resultados apresentados
constantemente por meio de relatórios.
Assim, uma boa
performance da sua agência pode ganhar vantagens no mercado digital e,
consequentemente, um maior faturamento.
Prestação de serviços
de maneira integrada: desafio
Prestar serviços de Marketing Digital de maneira integrada é outra dificuldade no cenário atual. Essa falta de pensamento mais estratégico traz algumas desvantagens, tais como (fonte: Resultados Digitais):
·
Pouca fidelidade dos clientes;
· Dificuldade de identificar resultados e repassá-los para o cliente;
· Venda de serviços pontuais;
· Baixo valor de contratos, com possibilidade de cancelamento no futuro;
· Diminuição no valor e na reputação da agência.
Quando os
serviços não são integrados, pode ocorrer uma confusão e uma alta dificuldade
de encontrar resultados na perspectiva do cliente, fazendo com que ele se sinta
insatisfeito com os serviços contratados.
Para contornar essa situação, sua empresa pode
oferecer os serviços de forma integrada como, por exemplo, o Inbound Marketing.
Essa estratégia consiste em trabalhar a atração de leads, passando por todo o
funil de vendas.
Dessa forma, os
resultados são mais claros e objetivos. Com isso, será possível demonstrá-los para
o cliente de maneira mais tangível, além de conseguir um valor agregado para os
serviços prestados, assim como alavancar a autoridade da sua agência.
Não fuja da estratégia e planejamento
O principal ponto para levar em consideração nesse
cenário de agências é planejar o posicionamento de marca e o aumento de receita
para os próximos anos.
Para isso, é importante que o trabalho sempre seja
realizado com base em dados e informações concretas, alinhando a expectativa
com os seus futuros clientes.
As empresas prestadoras de serviços digitais têm
muitos desafios pela frente, mas todos são possíveis de serem revertidos em grandes
oportunidades e um excelente desempenho empresarial.
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