A cada quatro anos, a Copa do Mundo mexe com as emoções das pessoas, mas também com os negócios. Apesar da Copa 2022 acontecer no Catar, não significa que as empresas do Brasil não devem se preparar.

Pelo contrário: o Brasil é o país no qual o futebol é uma das marcas de identidade da nação. Exatamente por isso, as empresas devem preparar uma estratégia para aumentar as vendas dos seus produtos ou serviços durante este período.

De acordo com o Estadão, Copa do Mundo do Catar, a primeira a ser realizada no Oriente Médio, é a mais cara da história, custando 19 vezes mais que o evento no Brasil e 15 vezes mais que na Rússia. O investimento de US$ 220 bilhões supera o Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Por isso, que tal aproveitar este evento com profundos impactos do comportamento do consumidor para que o seu negócio venda mais?


Expectativas dos empresários com a Copa do Mundo


A Copa do Mundo está marcada para ocorrer entre 21 de novembro e 18 de dezembro.

De acordo com o Portal Terra, é importante que lembrar que muitas datas comemorativas e eventos como a Copa do Mundo impactam diretamente muitos empreendimentos de pequeno porte no Brasil.

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), levantou sobre às expectativas dos empresários em relação à Copa anterior (2018).

Na época, 33% dos micro e pequenos empresários acreditavam que teriam aumento nas vendas durante o evento. No setor de brindes, por exemplo, chegou a 80% o número de empresários previram crescimento. Outros setores otimistas foram o comércio informal (72%), o comércio eletrônico (57%), supermercados (66%), bares e restaurantes (68%), e transporte (51%).

Já uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP "Copa do Mundo 2022: expectativas e ações das MPEs", mostra que 81% dos pequenos negócios paulistas dizem que serão afetados, seja de forma positiva ou negativa, pelo evento.

Os segmentos que mais serão afetados pela Copa devem ser os de beleza e estética (100% dos respondentes), indústria (93%), comércio varejista (72%) e alimentação fora do lar (67%), conforme pontua o Diário do Litoral.

Em relação à preparação para a Copa, 62% dos pequenos negócios ainda não estão realizando nenhuma ação até o momento. Dentre as principais ações tomadas ou planejadas, estão decoração do estabelecimento; ações de vendas; aumento do estoque; promoções e kits; e preparação para divulgação. A maioria das empresas pretende dar início às ações em outubro (38%) e novembro (22%).


Oportunidades de Negócios durante a Copa do Mundo


Os pequenos negócios geram renda em torno de R$ 420 bilhões por ano. A estimativa consta do Atlas dos Pequenos Negócios, lançado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com a publicação, os MEI geram R$ 11 bilhões todos os meses. As micro e pequenas empresas geram mensalmente R$ 23 bilhões. A pesquisa constatou que, de 15,3 milhões de donos de pequenos negócios em atividade no Brasil, 11,5 milhões dependem exclusivamente da atividade empresarial para sobreviver. Em relação aos MEI, a proporção chega a 78%, o que equivale a cerca de 6,7 milhões de pessoas. Entre os donos de micro e pequenas empresas, 71% têm no negócio de pequeno porte a principal fonte de renda, o que representa cerca de 4,7 milhões de pessoas (fonte: Agência Brasil).

É importante destacar que a Copa apresenta muitas oportunidades, especialmente para as micro e pequenas empresas. Seja para vendas de produtos, procura de lugares para torcer e, até mesmo o transporte até esses locais, podem acarretar aumento de ganhos.

Vamos conhecer algumas dicas para o seu negócio?


Cuidado com propriedade intelectual


De acordo com o Portal Linx, não é porque a Copa do Mundo é tão popular que qualquer empresa pode usar a marca. A Copa é um evento privado (pertence à FIFA) e possui patrocinadores que pagam muito dinheiro pelo privilégio de utilizar a sua marca associação ao evento.

Por isso, é importante lembrar que o uso do nome oficial do evento (Copa do Mundo FIFA Catar 2022) e de símbolos ligados ao evento (como o logotipo oficial, a mascote e a música-tema) é exclusivo das marcas patrocinadoras.

E isso também vale para a seleção brasileira, que possui seus próprios patrocinadores. Assim, não use itens da Copa (logotipo, uniformes, taça, dentre outros) na comunicação da sua empresa.


Conecte o seu negócio com o evento


A maior parte dos segmentos que compõem o varejo consegue aproveitar o evento de alguma maneira. Por exemplo, vestuários verde e amarelo, artigos esportivos, brinquedos, kits do torcedor, bebidas e alimentos... com um pouco de criatividade, é possível criar diversas conexões com a Copa do Mundo.


Prepare o PDV


Prepare-se: para além da Black Friday, o mês de novembro será muito ligado ao tema Copa do Mundo. Ao mesmo tempo em que essa é uma oportunidade para colocar sua loja (física ou virtual) no clima verde e amarelo. Porém, é necessário tomar duas precauções: A possibilidade de o Brasil sair prematuramente da Copa, o que deixaria o visual verde e amarelo com um “sabor” amargo para os clientes.

Além disso, a polarização política do país, pois o segundo turno das eleições terá acontecido um mês antes do início da Copa


Promoções específicas


O Portal Linx também traz outras dicas bem práticas. Além de promoções “normais”, é possível desenvolver outros tipos de ações para aproveitar o clima de Copa:

  • O placar dos jogos pode virar mote para descontos (“para cada gol do Brasil, damos x% de desconto”);
  • Jogadores da região podem ser o mote de uma ação (“em cada gol do jogador X, o chope é grátis”). Apesar de não ter saído os nomes oficiais que vão para a Copa do Catar 2022, é possível que a Paraíba conte com “três representantes”: o goleiro Santos, Hulk e Matheus Cunha;
  • Aproveite jogos diversos, que possam ter alguma relação com seu negócio, para fazer ações. Por exemplo, um comércio de vinhos pode aproveitar a origem de seus produtos para vitrines diferentes, enquanto um restaurante pode criar pratos temáticos.
  • Preparação é fundamental. Não se pode esquecer de planejar a transmissão dos jogos. Locar equipamentos de transmissão, como telões ou TVs e equipamentos de som, pode ser necessário. Também é fundamental incluir essas despesas extras no custo da operação.
  • Supermercados podem criar kits de refeições por país para aproveitar os dias de jogos. Pode ser legal aproveitar México x Polônia para um almoço de tortillas, por exemplo.

Assim, com planejamento e estratégias mais assertivas, certamente os pequenos negócios de diversos segmentos conseguirão vender mais durante a Copa do Mundo 2022.

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