Veja mais sobre o conceito de storytelling e saiba como um pequeno negócio pode se beneficiar desta técnica para vender mais.
Quem não gosta de ouvir boas histórias, não é mesmo?! E, nos últimos
anos, as marcas entenderam que contar histórias pode ser uma forma de se
conectar mais com o seu público e, obviamente, aumentar as vendas.
Sabemos que existem diversas
técnicas para conquistar e fidelizar clientes. Entretanto, a técnica de
storytelling vai além de vender mais. Ela é capaz de criar uma conexão profunda
com o seu cliente e, assim, fazer com que ele se identifique e se torne leal a
sua marca.
Para compreender mais sobre
este tema, no post de hoje vamos entender o que é storytelling e como
utilizá-lo na sua empresa para aumentar as vendas e construir uma marca forte e
confiável.
O que é Storytelling?
Storytelling é a ação
de contar uma história para criar uma conexão emocional. O objetivo principal é
transmitir uma mensagem, independentemente do tema, de forma inesquecível.
Uma boa e verdadeira história
pode ser contada através de sons, textos, imagens e vídeos. Mas deve ser
percebida de forma autêntica e cativante.
Conforme orienta o
portal Neil Patel, uma boa história se
sustenta em 3 pilares:
·
Técnicas Narrativas: entender o cenário, o público e o conceito da narrativa;
·
Conteúdo Narrativo: a história em si e a mensagem que será transmitida;
·
Fluidez: ser coerente e contínua.
O storytelling se faz presente nos mais variados ambientes. Você pode
utilizá-lo para apresentar um projeto, para divertir as crianças, para
ministrar uma palestra e até mesmo para vender mais na sua empresa.
Qual a importância do
Storytelling para os negócios?
De acordo com a explicação do Mundo
Marketing, temos informações o tempo todo a nossa
disposição, de forma que nada mais é tão interessante. Por isso que uma
história emocionante e contada de maneira simples se torna tão atraente.
O
storytelling permite que os seus clientes se identifiquem e se conectem com a
sua empresa, gerando muitos resultados positivos no médio e longo prazo.
Vamos pensar na Coca-Cola. Só de lembrar já
vem à mente a cor vermelha, o sentimento de magia, a felicidade de estar com
quem amamos e a emoção da alegria toma conta.
Isso é possível por que a Coca-Cola usou
técnicas de storytelling para vender a sua marca. Então, perceba: o intuito não
é somente vender mais refrigerantes, mas criar uma conexão emocional com o
público.
A principal importância do storytelling para
os negócios é construir uma marca forte e inesquecível. E, dessa forma, vender
mais produtos e serviços, conquistando autoridade e credibilidade no mercado.
Então, o storytelling é utilizado para gerar
confiança nos seus clientes com a imagem da sua marca por meio da identificação
e de sentimentos positivos.
Como as pequenas
empresas podem usar o storytelling?
Para um bom uso do storytelling na sua empresa, você precisa:
· Entender profundamente o objetivo, a missão e os valores do seu negócio;
· Conhecer quem é o seu público-alvo;
· Definir qual o sentimento e pensamento que você quer que os seus clientes associem a sua marca;
· Saber qual história você vai contar e o motivo deve estar alinhado com a empresa.
Além disso, você pode utilizar o storytelling dentro do seu negócio não só para vender mais, mas também para:
· Engajar clientes: principalmente nas redes sociais, a interação do consumidor com a sua empresa é muito importante. A partir disso é possível conquistar uma relação de sucesso e fidelizar esses consumidores;
· Motivar colaboradores: se você conta com funcionários, prestadores de serviços, fornecedores ou, até mesmo, sócios na sua empresa, o storytelling pode ser fonte de motivação para um trabalho mais dinâmico e qualificado;
· Atrair atenção de investidores: boas técnicas de storytelling aplicadas a sua marca podem atrair os olhos de investidores e futuras parcerias para a sua empresa.
A história que sua
empresa conta pode gerar excelentes resultados. Confira as 5 principais etapas
de um bom storytelling para a sua empresa (fonte: Zendesk):
1. Defina quem irá narrar a
história
Quem conta a história
faz total diferença na sensação e na perspectiva que causa no público.
Portanto, é importante escolher qual perspectiva que a história da sua empresa
será contada.
2. Defina o ritmo da
história
O ritmo é responsável
por gerar os sentimentos em quem ouve a história. E, para vender mais, é importante
que seus potenciais clientes tenham sentimentos e emoções positivas em relação
a sua marca.
Por isso, defina o
ritmo da história conforme a personalidade da empresa para atrair o público
certo.
3. Seja criativo
Existem diversas
maneiras de contar uma história. Portanto, abuse da criatividade para contar a
sua história da melhor forma possível.
Para se destacar ainda
mais, entenda quem é o seu público e onde ele se encontra. Por exemplo, se os
seus potenciais clientes são jovens de até 25 anos que usam muito a internet,
conte a história com uma linguagem mais jovial e divulgue-a nas redes sociais
da sua pequena empresa.
4. Identificação
A chave para uma marca
forte e confiável é a identificação. Empresas que conseguem contar histórias
que cativam se destacam de seus concorrentes.
Uma marca que conta uma
história de superação consegue fazer com que os consumidores olhem para as suas
próprias superações.
Já uma marca mais
empolgante e divertida precisa fazer com que os seus clientes olhem e sintam as
suas próprias alegrias.
Portanto, para aumentar
suas vendas, conte histórias que os seus consumidores irão se identificar.
5. Inspiração
Independentemente de
qual história a sua marca irá contar, ela precisa ser inspiradora. Desta forma,
o seu público terá sempre em mente a imagem da sua empresa.
Crie memórias e experiências positivas nas
cabeças dos seus consumidores: isso faz com que elas permaneçam mais tempo em
suas mentes. E, assim, a história contada será a base para os sentimentos e
ações que esses consumidores terão com a sua empresa.
Portanto, aumentar as vendas com o
storytelling é só o início do sucesso que o seu pequeno negócio pode alcançar.
Utilize essas técnicas para criar a sua marca no mundo.
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