Entenda mais sobre o que é o processo de avatarização no metaverso e veja as tendências que isso traz para as empresas.
De acordo com a revista Exame, o metaverso já traz impactos no estilo
de vida. Por exemplo, tem auxiliado no desempenho de várias áreas, tais como na
medicina, no turismo e na educação.
A avatarização das empresas
tem sido consequência do desenvolvimento do metaverso, pois ela será importante
para gerar conexão entre empresa e consumidor.
Para entender mais sobre
este tema, no post de hoje vamos contextualizar o que é a avatarização e como
as pequenas empresas podem utilizar as tendências desse processo.
O que é Metaverso?
O Metaverso é um espaço virtual com o objetivo
de reproduzir a nossa realidade através de tecnologias de realidade virtual e
realidade aumentada.
Conforme o portal Resultados
Digitais pontua, no metaverso é possível criar um avatar,
conversas com pessoas, jogar, comprar itens virtuais e muitas outras
possibilidades que serão exploradas.
A principal finalidade do metaverso na
internet é fazer com que os usuários não só visualizem os conteúdos digitais,
mas, também, façam parte da experiência imersiva.
Resumindo, o metaverso é uma versão digital do
nosso mundo real.
Os impactos do metaverso
Sabemos que a tecnologia já faz parte da nossa
rotina e influencia todas as áreas da nossa vida. Por exemplo, boa parte da
nossa comunicação é feita por canais digitais e isso permite uma maior
flexibilidade, facilidade e agilidade no dia a dia.
A interação com a internet está se tornando cada vez mais imersiva. E o metaverso irá colaborar para aumentar, ainda mais, essa experiência de imersão em várias áreas. Vamos exemplificar algumas formas já citadas anteriormente:
·Medicina: o metaverso poderá
auxiliar os treinos de cirurgias, visualizar um holograma do corpo humano para
estudos, reunir profissionais para uma conferência e, até mesmo, realizar
consultas simples de forma virtual;
·Educação: dinamizar as aulas de escolas, faculdade e cursos, democratizando o conhecimento;
·Turismo: aumentar a experiência virtual em visitas de espaços turísticos e interagir com imagens e dados de eventos históricos.
Além disso, o metaverso também causa impactos
para empresas dos mais variados setores, pois ele revoluciona tanto a comunicação
corporativa como a venda de produtos e serviços digitais.
Avatarização das
marcas
O avatar digital é a representação virtual de
alguém com as suas próprias características e serve tanto para o entretenimento
quanto para a área profissional.
Por exemplo, os colaboradores de uma empresa
serão representados por seus avatares nas reuniões virtuais do metaverso.
O avatar fornece corpo e voz para as pessoas
e, principalmente, para as marcas. Então, as empresas irão se beneficiar desse
processo de avatarização para estreitarem vínculos com seus consumidores.
Segundo a explicação da revista Lide, os
avatares são usados com a função de serem influenciadores e embaixadores de uma
marca. Por exemplo, a Lu da Magazine Luiza, a Nat da Natura e a Bia do
Bradesco.
Porém, a criação desses avatares não é apenas
para ser divertido. Um dos propósitos de uma marca aderir a avatarização é
humanizar sua comunicação e se conectar com o seu público-alvo.
O portal Mundo do
Marketing explica que as marcas tendem a investir em avatarização,
pois o ser humano se identifica e se conecta com outro ser humano.
Além disso, temos uma capacidade de analisar rapidamente o outro indivíduo com base na sua aparência, sendo:
·55% na aparência como um todo;
·38% no tom de voz;
·E 7% na propriedade intelectual.
Portanto, a avatarização das marcas traz
consigo uma maior familiaridade com seus potenciais clientes e uma forma mais
fácil de contar a sua história.
Aliás, o processo de avatarização de uma marca
deve ser desenvolvido com base na personalidade, estilo, posicionamento, missão
e valores do próprio negócio.
É o caso da Pink, avatar da empresa Boca Rosa
Company, que foi criada para ser a porta voz e diretora de criatividade da
organização (fonte: Consumidor
Moderno).
Os principais objetivos da avatarização das marcas são:
· Humanizar sua comunicação no metaverso;
· Vender produtos NFTs;
· Realizar campanhas;
· Aumentar a experiência do consumidor com a marca através do metaverso e do mundo real.
Como as pequenas empresas podem se beneficiar da avatarização?
O Metaverso ainda está seu estágio inicial e,
no momento, é um investimento alto para as pequenas empresas. Porém, o
metaverso será popularizado rapidamente, possibilitando a entrada de diversos
usuários.
O principal fator para os pequenos negócios
que desejam investir neste mercado é a inovação. Por quê? Porque a inovação é
capaz de despertar a curiosidade do público.
Mas a avatarização deve ser feita de forma
estratégica para que a empresa se beneficie de uma autoridade e credibilidade
no mercado.
Entretanto, é necessário se adaptar às mudanças dos comportamentos dos consumidores. A avatarização tem um grande potencial para acompanhar essas novas tendências, pois ela pode ser usada em vários departamentos da sua empresa, tais como:
· Melhorar o atendimento e fornecer uma experiência imersiva e satisfatória para os consumidores;
· Engajar o cliente com as campanhas e valores da sua marca;
· Novas formas de educar os seus potenciais clientes;
· Maior exposição na internet;
· Vantagens da inovação, como o pioneirismo e destaque em relação a concorrência;
· Anunciar mudanças e novos lançamentos do seu negócio.
Portanto, as tendências de avatarização das
marcas são positivas e a empresa que conseguir investir nessa inovação o quanto
antes terá vantagens e atenção do mercado e dos seus consumidores.
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