De acordo com a revista Exame, o metaverso já traz impactos no estilo de vida. Por exemplo, tem auxiliado no desempenho de várias áreas, tais como na medicina, no turismo e na educação.

 

A avatarização das empresas tem sido consequência do desenvolvimento do metaverso, pois ela será importante para gerar conexão entre empresa e consumidor.

 

Para entender mais sobre este tema, no post de hoje vamos contextualizar o que é a avatarização e como as pequenas empresas podem utilizar as tendências desse processo.

 

O que é Metaverso?

O Metaverso é um espaço virtual com o objetivo de reproduzir a nossa realidade através de tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada.

 

Conforme o portal Resultados Digitais pontua, no metaverso é possível criar um avatar, conversas com pessoas, jogar, comprar itens virtuais e muitas outras possibilidades que serão exploradas.

 

A principal finalidade do metaverso na internet é fazer com que os usuários não só visualizem os conteúdos digitais, mas, também, façam parte da experiência imersiva.

 

Resumindo, o metaverso é uma versão digital do nosso mundo real.

 

Os impactos do metaverso

Sabemos que a tecnologia já faz parte da nossa rotina e influencia todas as áreas da nossa vida. Por exemplo, boa parte da nossa comunicação é feita por canais digitais e isso permite uma maior flexibilidade, facilidade e agilidade no dia a dia.

 

A interação com a internet está se tornando cada vez mais imersiva. E o metaverso irá colaborar para aumentar, ainda mais, essa experiência de imersão em várias áreas. Vamos exemplificar algumas formas já citadas anteriormente:


·Medicina: o metaverso poderá auxiliar os treinos de cirurgias, visualizar um holograma do corpo humano para estudos, reunir profissionais para uma conferência e, até mesmo, realizar consultas simples de forma virtual;

·Educação: dinamizar as aulas de escolas, faculdade e cursos, democratizando o conhecimento;

·Turismo: aumentar a experiência virtual em visitas de espaços turísticos e interagir com imagens e dados de eventos históricos.

 

Além disso, o metaverso também causa impactos para empresas dos mais variados setores, pois ele revoluciona tanto a comunicação corporativa como a venda de produtos e serviços digitais.

 

Avatarização das marcas

O avatar digital é a representação virtual de alguém com as suas próprias características e serve tanto para o entretenimento quanto para a área profissional.

 

Por exemplo, os colaboradores de uma empresa serão representados por seus avatares nas reuniões virtuais do metaverso.

 

O avatar fornece corpo e voz para as pessoas e, principalmente, para as marcas. Então, as empresas irão se beneficiar desse processo de avatarização para estreitarem vínculos com seus consumidores.

 

Segundo a explicação da revista Lide, os avatares são usados com a função de serem influenciadores e embaixadores de uma marca. Por exemplo, a Lu da Magazine Luiza, a Nat da Natura e a Bia do Bradesco.

 

Porém, a criação desses avatares não é apenas para ser divertido. Um dos propósitos de uma marca aderir a avatarização é humanizar sua comunicação e se conectar com o seu público-alvo.

 

O portal Mundo do Marketing explica que as marcas tendem a investir em avatarização, pois o ser humano se identifica e se conecta com outro ser humano.

 

Além disso, temos uma capacidade de analisar rapidamente o outro indivíduo com base na sua aparência, sendo:

·55% na aparência como um todo;

·38% no tom de voz;

·E 7% na propriedade intelectual.

 

Portanto, a avatarização das marcas traz consigo uma maior familiaridade com seus potenciais clientes e uma forma mais fácil de contar a sua história.

 

Aliás, o processo de avatarização de uma marca deve ser desenvolvido com base na personalidade, estilo, posicionamento, missão e valores do próprio negócio.  

 

É o caso da Pink, avatar da empresa Boca Rosa Company, que foi criada para ser a porta voz e diretora de criatividade da organização (fonte: Consumidor Moderno).

 

Os principais objetivos da avatarização das marcas são:

· Humanizar sua comunicação no metaverso;

· Vender produtos NFTs;

· Realizar campanhas;

· Aumentar a experiência do consumidor com a marca através do metaverso e do mundo real.

 

Como as pequenas empresas podem se beneficiar da avatarização?

O Metaverso ainda está seu estágio inicial e, no momento, é um investimento alto para as pequenas empresas. Porém, o metaverso será popularizado rapidamente, possibilitando a entrada de diversos usuários.

 

O principal fator para os pequenos negócios que desejam investir neste mercado é a inovação. Por quê? Porque a inovação é capaz de despertar a curiosidade do público.

 

Mas a avatarização deve ser feita de forma estratégica para que a empresa se beneficie de uma autoridade e credibilidade no mercado.

 

Entretanto, é necessário se adaptar às mudanças dos comportamentos dos consumidores. A avatarização tem um grande potencial para acompanhar essas novas tendências, pois ela pode ser usada em vários departamentos da sua empresa, tais como:

· Melhorar o atendimento e fornecer uma experiência imersiva e satisfatória para os consumidores;

·      Engajar o cliente com as campanhas e valores da sua marca;

·         Novas formas de educar os seus potenciais clientes;

·         Maior exposição na internet;

·         Vantagens da inovação, como o pioneirismo e destaque em relação a concorrência;

·         Anunciar mudanças e novos lançamentos do seu negócio.

 

Portanto, as tendências de avatarização das marcas são positivas e a empresa que conseguir investir nessa inovação o quanto antes terá vantagens e atenção do mercado e dos seus consumidores.

 

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