A gastronomia sempre foi uma forte aliada para o desenvolvimento do turismo. O turista sempre dedica parte da sua viagem para o consumo de alimentos e o consumo em restaurantes.

Porém, quando falamos de Turismo Gastronômico, este conceito está relacionado com algo muito mais amplo do que apenas a alimentação no sentido de necessidade básica.

Por isso, para entender mais sobre este tema, no post de hoje vamos compreender o conceito de Turismo Gastronômico, para além de conhecer o panorama brasileiro e o da Paraíba.


Afinal, o que é o Turismo Gastronômico?


De acordo com o Ministério do Turismo, o Turismo Gastronômico já pode ser considerado um dos maiores motivadores de viagens por todo o mundo. O crescimento deste segmento vem acompanhado pela valorização da regionalidade dos destinos, suas peculiaridades, seu patrimônio histórico e cultural, proporcionando experiências únicas para os visitantes.

Considerando sua vantagem competitiva, cada vez mais destinos ao redor do mundo procuram se posicionar como destinos de gastronomia e direcionam suas estratégias para o desenvolvimento e para a promoção do Turismo Gastronômico.

Por exemplo, no Brasil, a gastronomia é um dos quesitos que melhor ilustram a rica identidade do país e constitui um forte fator de atração de visitantes, já que é um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros que nos visitam. Segundo dados do Ministério do Turismo, mais de 95% dos viajantes internacionais que vêm ao Brasil avaliam positivamente a culinária dos destinos nacionais.

Assim, podemos entender o Turismo Gastronômico como uma proposta para o turista conhecer a culinária local do destino, fazendo parte de sua experiência na viagem.

Assim, o Portal Food´n Road pontua que o Turismo Gastronômico envolve atividades turísticas e de entretenimento que posicionam a gastronomia como um pilar da identidade regional e patrimônio cultural, além de valorizar a relação entre a comida e sociedade. Desta forma, é possível ampliar o desenvolvimento econômico para diferentes camadas da região e oferecer experiências mais pessoais e autênticas para o viajante.


Atividades relacionadas com o Turismo Gastronômico


Alguns exemplos de atividades relacionadas com o Turismo Gastronômico:

  • Fazer um tour para experimentar comidas de rua;
  • Degustação de pratos e bebidas locais;
  • Seguir rotas de produtos regionais (exemplo, rota da cachaça, rota dos vinhos, rota dos queijos);
  • Comer em restaurantes tradicionais;
  • Participar de eventos e festivais gastronômicos;
  • Visitar Feiras e Mercados Locais;
  • Aprender sobre a produção de um alimento, visitar fazendas e produtores artesanais;
  • Participar de aulas de culinária;
  • Visitar exposições que explicam a história da culinária local.


Panorama do Turismo Gastronômico no Brasil


No Brasil, o interesse por este tipo de turismo também é crescente, sobretudo nos últimos anos. Tem sido possível observar um aumento da oferta de festivais e eventos gastronômicos promovidos nas mais variadas regiões.

De acordo com o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo, apesar de ainda poder ser considerado um processo em desenvolvimento, a gastronomia já tem se destacado no cenário nacional. Exemplo disso está em alguns dados do “Anuário Estatístico de Turismo de 2020” que apontam esse item como o segundo mais bem avaliado na categoria “serviços turísticos”, estando atrás somente da hospitalidade.

O estudo ainda demonstra que, na categoria “infraestrutura turística”, a avaliação dos restaurantes também é evidenciada, ficando atrás somente do termo "alojamento".


Turismo Gastronômico na Paraíba


Cada vez mais o turismo paraibano tem sido impactado por questões relacionadas com a gastronomia regional. Isso se dá pelo investimento em qualidade de produtos, variedade, além da valorização da culinária local, com pratos que ressaltam a diversidade paraibana, conforme pontua o Portal Turismo em Foco.

Já o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo traz alguns roteiros do estado nos quais a gastronomia é um dos maiores atrativos para o turismo, seja por suas iniciativas, assim como pelos eventos.


Areia


A região do município do Areia abriga algumas iniciativas relacionadas com o Turismo Gastronômico, dentre elas:

  • Cachaça "Engenhos de Areia": A Cachaça “Engenhos de Areia” é um projeto especial – um blend coletivo de produtores de cachaça da Associação dos Produtores de Cachaça de Areia. Além de ter o título de “Capital Paraibana da Cachaça”, a cidade de Areia, no Brejo paraibano, é o quarto município do país com mais estabelecimentos produtores de cachaça, segundo o ranking do Anuário da Cachaça 2021.
  • Festival Gastronômico Sabores da Serra: Tem como principal objetivo promover a qualificação dos serviços e divulgar os empreendimentos do ramo de alimentação do Brejo Paraibano, desde os produtores rurais, artesãos, supermercados, bares, lanchonetes e restaurantes.
  • Congresso Brasileiro de Ecogastronomia: A ecogastronomia está relacionada com o bem-estar envolvido nos hábitos alimentares através da sustentabilidade em toda a cadeia produtiva, valor nutricional, valor cultural, respeito pelo alimento e pelo momento da alimentação, visando melhor qualidade de vida.


Taperoá


Os queijos do Lacticínios Grupiara, marca criada para gerenciar a produção dos queijos da Fazenda Carnaúba, em Taperoá (PB), são produzidos com leite de cabras nativas, que são resistentes à seca e simbolizam a agropecuária eficiente e compatível com o clima local.

Para além da produção de queijos, a Fazenda Carnaúba realiza todos os anos o evento denominado ‘Dia D da Fazenda Carnaúba’. A feira traz uma série de atividades, como a venda dos queijos do Laticínio Grupiara, palestras sobre produção e manejo, o comércio de animais e venda de equipamentos e insumos.

Essas são apenas algumas iniciativas relacionadas com o Turismo Gastronômico na Paraíba. Certamente que, com a retomada gradual dos fluxos turísticos para o estado, mais iniciativas serão criadas.

Quer continuar por dentro das notícias, dos principais indicadores estratégicos e das tendências de negócios para as micro e pequenas empresas paraibanas, assim como para os produtores rurais? Acesse Usina de Dados.


Crédito da imagem: Photo by Pietro from Pexels