Oportunidades para pequenos negócios no Litoral
Quando pensamos na Paraíba, é fácil lembrar das praias
ensolaradas e águas cristalinas do litoral ou dos festejos juninos de Campina
Grande. Entretanto, o estado é repleto de possibilidades, belezas naturais do
Sertão até a Mata, de Cajazeiras à Cabedelo, com variedade gastronômica, preços
competitivos, povo acolhedor, rica diversidade cultural e turismo para todos os
gostos, muito mais do que sol e mar. As 223 cidades paraibanas atraem
visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo, com alto potencial para
empreender nos diversos segmentos beneficiados pelo turismo.
A cidade onde o sol
nasce primeiro nas Américas entre os principais destinos
Começamos pelo litoral de João Pessoa, que foi eleita a cidade mais atrativa e desejada pelos turistas
através de consulta realizada por canal especializado do Youtube. Segundo a ViajaNet, agência
de viagens online, a capital paraibana figurou entre os 15 destinos mais
procurados para compras de passagens aéreas durante o feriado de Tiradentes em
2023. São Paulo encabeçou a lista com 14,49% de preferência, seguida pelo Rio
de Janeiro (8,70%) e Salvador (7,25%). João Pessoa figura como um dos
representantes nordestinos ao lado de Fortaleza e Maceió.
No primeiro semestre de 2023 a ocupação da rede hoteleira
chegou a 66,27% , de acordo com os dados da Associação Brasileira da
Indústria de Hotéis – ABIH-JP. A capital
pessoense, conhecida como Porta do Sol, atingiu essa ocupação nos primeiros
cinco meses de 2023. Janeiro foi o mês com maior resultado, com índice de
82,96%, seguido por fevereiro, março e abril, com taxas aproximadas de ocupação
em 65,58%, 64,27% e 61,47%, respectivamente.
A procura por João Pessoa, com 438 anos celebrados em
agosto, também continua em alta no
segundo semestre de 2023, de acordo com análise realizada pela Decolar, uma
das principais agências de viagens da América Latina. O levantamento ressalta
os destinos turísticos de maior interesse para o segundo semestre de 2023, com
Jampa entre as 10 cidades mais pesquisadas. O estudo foi conduzido com base na
busca por passagens aéreas domésticas no website e aplicativo da Decolar e
abrange viagens de todas as regiões do Brasil durante o período de julho a
dezembro deste ano.
Turistas querem voltar
mais vezes
97,99% dos turistas têm a intenção de voltar à região, é o que aponta a Pesquisa Anual do
Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa em 2023, realizada
pela Federação do Comércio da Paraíba, em parceria com o Instituto de
Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba. O levantamento ouviu
698 turistas entre 2 e 11 de janeiro de 2023, e identificou que 67,62% consideraram
que a experiência correspondeu às expectativas e 31,09% afirmaram que foi
melhor do que esperavam.
A origem dos visitantes continua predominantemente do
Nordeste (46,28%), seguido pelo Sudeste (30,37%), Centro-Oeste (10,74%), Sul
(5,18%) e Norte (5,18%). Avião (45,99%) e ônibus (32,95%) foram os meios de
transporte mais utilizados. Quanto à hospedagem, 49,88% ficaram em casas de
amigos ou parentes, 20,77% em hotéis e 11,60% em locações de casas ou
apartamentos. A maioria (49,14%) escolheu o local de hospedagem por convite de
familiares e amigos, enquanto 32,23% procuraram online.
Praias (82,05%) foram o principal atrativo, e os turistas
destacaram áreas a melhorar, como a avaliação dos serviços profissionais e a
acessibilidade, incluindo transporte público. O estudo também apontou que
79,80% dos entrevistados geralmente fazem refeições em restaurantes e bares, e
58,88% têm curso superior completo.
Litoral da Paraíba com
oportunidades para Pequenos Negócios
O litoral da Paraíba vai além de João Pessoa, no total possui
mais de 133
quilômetros de extensão até as divisas com Rio Grande do
Norte (litoral Sul) e Pernambuco(litoral Norte), de Mataraca até Pitimbu. Com
opções variadas, há também potencial turístico com destino à beira mar de Baía
da Traição, Cabedelo, Conde, Lucena, Marcação e Rio Tinto.
O cenário atual possibilita muitas oportunidades para
empreender na região:
Transporte e
Mobilidade: Tendo em
consideração que uma parcela significativa dos turistas chega de avião ou
ônibus, oportunidades para parcerias com serviços de transporte e mobilidade
local são relevantes. Isso pode incluir serviços de táxi, aluguel de carros ou
até mesmo transporte compartilhado.
Acessibilidade e
Turismo Inclusivo: Como
a acessibilidade foi mencionada em pesquisa como uma área a melhorar, negócios
que ofereçam soluções para turismo inclusivo podem preencher uma lacuna
importante. Isso pode envolver serviços de transportes acessíveis, adaptação de
atrações turísticas para pessoas com deficiência (equipamentos de acessibilidade na praia, por exemplo)
e treinamento para profissionais de turismo.
Eventos e Atividades
Temáticas: A alta
taxa de intenção de retorno dos turistas abre espaço para negócios que ofereçam
eventos temáticos, como festas típicas locais, festivais
culturais, workshops de culinária regional, aulas de dança regional e muito
mais.
Ecoturismo e Aventura: Com a rica biodiversidade paraibana,
é possível oferecer serviços de atividades de ecoturismo e aventura, como
trilhas; passeios de barco, catamarã e lanchas, mergulhos nas piscinas
naturais, passeios de bicicleta em trilhas ecológicas, entre outras experiências
ao ar livre.
Turismo Cultural e
Guias Locais: Há
espaço para pequenos negócios que ofereçam experiências de turismo cultural.
Por isso, parcerias com guias turísticos locais podem proporcionar visitas
guiadas a locais históricos, museus, eventos culturais (apresentações de
artistas locais ou grupos folclóricos) ou feiras de artesanato, que enriquecem
a experiência do visitante.
Hospedagem Alternativa
(hostel): Visto que
quase metade dos turistas preferem ficar em casas de amigos ou parentes,
oportunidades para negócios de hospedagem alternativa como hostels, aluguel de
quartos, casas e apartamentos podem ser
exploradas. Investir em acomodações com preços competitivos pode atrair uma
parcela desse mercado através do Airbnb, Booking e outras plataformas
especializadas.
Culinária Regional e
diferenciada: Criar
pequenos restaurantes, cafés e bares, mesmo no anexo da sua residência, que
sirvam pratos típicos da região, assim como inovar e trazer novas opções
gastronômicas. Focar em ingredientes locais, autênticos ou diferenciados,
aliados a um ambiente acolhedor, pode atrair tanto os turistas quanto os
moradores da cidade. A parceria com guias ou hospedagens pode alavancar o seu
negócio.
Artesanato: Aproveitar a diversidade do artesanato paraibano, a exemplo do
algodão colorido, a renda renascença, couro, madeira, cerâmica, artesanato
indígena e fibras, brinquedos populares, crochê e tricô, conchas, mariscos e
escamas, tecelagem, papel e biscuit, mosaico, batik, fuxico e patchwork,
macramê e renda filé, osso, habilidades manuais. Cada um desses artesanatos
representa uma expressão única da cultura, tradição e habilidades manuais,
abrangendo diferentes materiais e técnicas artísticas paraibanas. São
oportunidades de negócios que oferecem artesanato regional autêntico, exclusivo
e podem prosperar. Isso inclui lojas, ateliês de artistas locais, feiras de
artesanato e vendas online. Quer empreender no artesanato? Acesse o site do Sebrae e conheça
todos os cursos disponíveis na sua região ou virtualmente.
Lembrancinhas
personalizadas: Lembranças
únicas, com o nome, paisagem ou foto do turista, podem atrair clientes em busca
de produtos exclusivos da Paraíba.
Serviços de Fotografia e filmagem com drone: Com a demanda por registros memoráveis das viagens, oferecer serviços de fotografia ou filmagem profissional em locais turísticos populares pode ser uma oportunidade interessante para pequenos empreendedores, especialmente para publicação em redes sociais.
Créditos da Imagem: Freepik (Cácio Murilo)