Quando pensamos na Paraíba, é fácil lembrar das praias ensolaradas e águas cristalinas do litoral ou dos festejos juninos de Campina Grande. Entretanto, o estado é repleto de possibilidades, belezas naturais do Sertão até a Mata, de Cajazeiras à Cabedelo, com variedade gastronômica, preços competitivos, povo acolhedor, rica diversidade cultural e turismo para todos os gostos, muito mais do que sol e mar. As 223 cidades paraibanas atraem visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo, com alto potencial para empreender nos diversos segmentos beneficiados pelo turismo.

 

A cidade onde o sol nasce primeiro nas Américas entre os principais destinos

 

Começamos pelo litoral de João Pessoa, que foi eleita a cidade mais atrativa e desejada pelos turistas através de consulta realizada por canal especializado do Youtube. Segundo a ViajaNet, agência de viagens online, a capital paraibana figurou entre os 15 destinos mais procurados para compras de passagens aéreas durante o feriado de Tiradentes em 2023. São Paulo encabeçou a lista com 14,49% de preferência, seguida pelo Rio de Janeiro (8,70%) e Salvador (7,25%). João Pessoa figura como um dos representantes nordestinos ao lado de Fortaleza e Maceió.

 

No primeiro semestre de 2023 a ocupação da rede hoteleira chegou a 66,27% , de acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-JP.  A capital pessoense, conhecida como Porta do Sol, atingiu essa ocupação nos primeiros cinco meses de 2023. Janeiro foi o mês com maior resultado, com índice de 82,96%, seguido por fevereiro, março e abril, com taxas aproximadas de ocupação em 65,58%, 64,27% e 61,47%, respectivamente.

 

A procura por João Pessoa, com 438 anos celebrados em agosto,  também continua em alta no segundo semestre de 2023, de acordo com análise realizada pela Decolar, uma das principais agências de viagens da América Latina. O levantamento ressalta os destinos turísticos de maior interesse para o segundo semestre de 2023, com Jampa entre as 10 cidades mais pesquisadas. O estudo foi conduzido com base na busca por passagens aéreas domésticas no website e aplicativo da Decolar e abrange viagens de todas as regiões do Brasil durante o período de julho a dezembro deste ano.

 

Turistas querem voltar mais vezes

 

97,99% dos turistas têm a intenção de voltar à região, é o que aponta a Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa em 2023, realizada pela Federação do Comércio da Paraíba, em parceria com o Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba. O levantamento ouviu 698 turistas entre 2 e 11 de janeiro de 2023, e identificou que 67,62% consideraram que a experiência correspondeu às expectativas e 31,09% afirmaram que foi melhor do que esperavam.

 

A origem dos visitantes continua predominantemente do Nordeste (46,28%), seguido pelo Sudeste (30,37%), Centro-Oeste (10,74%), Sul (5,18%) e Norte (5,18%). Avião (45,99%) e ônibus (32,95%) foram os meios de transporte mais utilizados. Quanto à hospedagem, 49,88% ficaram em casas de amigos ou parentes, 20,77% em hotéis e 11,60% em locações de casas ou apartamentos. A maioria (49,14%) escolheu o local de hospedagem por convite de familiares e amigos, enquanto 32,23% procuraram online.

 

Praias (82,05%) foram o principal atrativo, e os turistas destacaram áreas a melhorar, como a avaliação dos serviços profissionais e a acessibilidade, incluindo transporte público. O estudo também apontou que 79,80% dos entrevistados geralmente fazem refeições em restaurantes e bares, e 58,88% têm curso superior completo.

 

Litoral da Paraíba com oportunidades para Pequenos Negócios

 

O litoral da Paraíba vai além de João Pessoa, no total possui  mais de 133 quilômetros de extensão até as divisas com Rio Grande do Norte (litoral Sul) e Pernambuco(litoral Norte), de Mataraca até Pitimbu. Com opções variadas, há também potencial turístico com destino à beira mar de Baía da Traição, Cabedelo, Conde, Lucena, Marcação e Rio Tinto.

O cenário atual possibilita muitas oportunidades para empreender na região:

 

Transporte e Mobilidade: Tendo em consideração que uma parcela significativa dos turistas chega de avião ou ônibus, oportunidades para parcerias com serviços de transporte e mobilidade local são relevantes. Isso pode incluir serviços de táxi, aluguel de carros ou até mesmo transporte compartilhado.

 

Acessibilidade e Turismo Inclusivo: Como a acessibilidade foi mencionada em pesquisa como uma área a melhorar, negócios que ofereçam soluções para turismo inclusivo podem preencher uma lacuna importante. Isso pode envolver serviços de transportes acessíveis, adaptação de atrações turísticas para pessoas com deficiência (equipamentos de acessibilidade na praia, por exemplo) e treinamento para profissionais de turismo.

 

Eventos e Atividades Temáticas: A alta taxa de intenção de retorno dos turistas abre espaço para negócios que ofereçam eventos temáticos, como festas típicas locais, festivais culturais, workshops de culinária regional, aulas de dança regional e muito mais.

 

Ecoturismo e Aventura: Com a rica biodiversidade paraibana, é possível oferecer serviços de atividades de ecoturismo e aventura, como trilhas; passeios de barco, catamarã e lanchas, mergulhos nas piscinas naturais, passeios de bicicleta em trilhas ecológicas, entre outras experiências ao ar livre.

 

Turismo Cultural e Guias Locais: Há espaço para pequenos negócios que ofereçam experiências de turismo cultural. Por isso, parcerias com guias turísticos locais podem proporcionar visitas guiadas a locais históricos, museus, eventos culturais (apresentações de artistas locais ou grupos folclóricos) ou feiras de artesanato, que enriquecem a experiência do visitante.

 

Hospedagem Alternativa (hostel): Visto que quase metade dos turistas preferem ficar em casas de amigos ou parentes, oportunidades para negócios de hospedagem alternativa como hostels, aluguel de quartos, casas  e apartamentos podem ser exploradas. Investir em acomodações com preços competitivos pode atrair uma parcela desse mercado através do Airbnb, Booking e outras plataformas especializadas.

 

Culinária Regional e diferenciada: Criar pequenos restaurantes, cafés e bares, mesmo no anexo da sua residência, que sirvam pratos típicos da região, assim como inovar e trazer novas opções gastronômicas. Focar em ingredientes locais, autênticos ou diferenciados, aliados a um ambiente acolhedor, pode atrair tanto os turistas quanto os moradores da cidade. A parceria com guias ou hospedagens pode alavancar o seu negócio.

 

Artesanato: Aproveitar a diversidade do artesanato paraibano, a exemplo do algodão colorido, a renda renascença, couro, madeira, cerâmica, artesanato indígena e fibras, brinquedos populares, crochê e tricô, conchas, mariscos e escamas, tecelagem, papel e biscuit, mosaico, batik, fuxico e patchwork, macramê e renda filé, osso, habilidades manuais. Cada um desses artesanatos representa uma expressão única da cultura, tradição e habilidades manuais, abrangendo diferentes materiais e técnicas artísticas paraibanas. São oportunidades de negócios que oferecem artesanato regional autêntico, exclusivo e podem prosperar. Isso inclui lojas, ateliês de artistas locais, feiras de artesanato e vendas online. Quer empreender no artesanato? Acesse o site do Sebrae e conheça todos os cursos disponíveis na sua região ou virtualmente.

 

Lembrancinhas personalizadas: Lembranças únicas, com o nome, paisagem ou foto do turista, podem atrair clientes em busca de produtos exclusivos da Paraíba.

 

Serviços de Fotografia e filmagem com drone: Com a demanda por registros memoráveis das viagens, oferecer serviços de fotografia ou filmagem profissional em locais turísticos populares pode ser uma oportunidade interessante para pequenos empreendedores, especialmente para publicação em redes sociais.


Créditos da Imagem: Freepik (Cácio Murilo)