Apresentação

O mercado da moda é tradicionalmente conhecido pelo seu poder de inovação. Cíclica e versátil, a indústria da moda possui uma longa cadeia produtiva. Até chegar no consumidor final, as peças de vestuário passam por uma extensa jornada que envolve desde a produção de fios de tecido, passando pelo desenvolvimento dos conceitos das coleções, confecção das peças, até a distribuição das mercadorias.

Além de possuir um mercado interno forte, a indústria da moda brasileira também é destaque internacional, especialmente nos segmentos de moda praia, jeanswear, fitness e lingerie.

Cenário Atual

Embora o cenário de incerteza ainda persista em muitos aspectos do mercado, a consolidação de tendências relacionadas à sustentabilidade e a responsabilidade social vêm estabelecendo um novo padrão no universo da moda.

Outra questão que vem se consolidado é o comércio eletrônico, impactado pelo surgimento de consumidores com valores cada vez mais subjetivos e por um mercado hiperconectado, inovador e complexo.

Indicadores

DESAFIOS E SOLUÇÕES

Assim como outros mercados, toda a cadeia produtiva da indústria da moda vem sendo impactada pelos efeitos da pandemia, principalmente pela queda nas vendas e no faturamento e pela incerteza de manutenção dos funcionários.

Com muitas lojas físicas fechadas durante os períodos de quarentena, lojistas e consumidores também estão em busca das melhores formas de se adaptar ao mundo do e-commerce e do marketing digital, tendências que acabaram se concretizando no período.

Além de ajudar a acelerar muitos processos de transformação pelos quais a indústria da moda já vinha passando, a pandemia criou outra forte tendência para o momento: a colaboração. Nunca foi tão importante criar uma estratégia de benchmarking focada no compartilhamento de dados, estratégias e idéias.

Networking e eventos

Materiais

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