Visto como uma tendência desde o início dos anos 2000, o varejo digital mostrava claros sinais de expansão nos últimos anos. Porém, a chegada do novo coronavírus causou uma verdadeira aceleração nesse processo.
As medidas de quarentena, que impediram muitos estabelecimentos de abrir as portas, fizeram com que os empresários fora do eixo considerado como atividades essenciais encontrassem na internet a única alternativa para escoar seus produtos.
Por outro lado, consumidores que nunca haviam feito uma compra online se viram obrigados a recorrer a tecnologia em busca de bens e serviços diversos.
Esse contexto tem levado varejistas de todos os portes a desenvolverem uma visão de negócio centrada no consumidor, desde a cadeia de suprimentos e operações, até a produção dos conteúdos de marketing.
Dificuldades causadas ou potencializadas pelos impactos da pandemia como os altos níveis de estoque, a queda no faturamento e a manutenção dos empregos estão entre os principais desafios do setor. A crescente demanda por produtos essenciais, reservas financeiras limitadas, altos juros de financiamento, custos fixos elevados e alta carga tributária também são desafios enfrentados.
Mas para cada desafio, encontramos um universo de novas possibilidades. Investimentos para a utilização de marketplaces e plataformas de e-commerce tornaram-se essenciais para o desenvolvimento e a manutenção dos negócios, assim como a divulgação de produtos através das mídias sociais e as entregas por delivery.
do setor de varejo do país.
Um e-book todo especial para os empreendedores entenderem como o mundo do varejo vem se modificando durante a pandemia.
Um roteiro indispensável para identificar oportunidades que estão surgindo neste momento especial da economia brasileira.
Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para analisar e produzir conteúdo e anúncios adaptados aos seus interesses. Leia nossa Política de Privacidade.