Faça da venda do seu serviço ou produto uma experiência de consumo para o seu cliente.
Faça da venda do seu serviço ou produto uma experiência de consumo para o seu cliente.
Provavelmente você vai concordar comigo de que, lá no início, quando ainda planejávamos abrir o nosso negócio, chegamos a pensar que empreender fosse algo mais fácil, afinal de contas, você é o seu próprio patrão.
E se você é uma daquelas pessoas que antes de se tornar empreendedor, era funcionário, o que é o caso da grande maioria, pense que agora sem ninguém pegando no seu pé, podendo fazer o próprio horário, tudo se tornaria mais tranquilo.
Mas na prática sabemos que não é bem assim. Pelo menos até começarmos a aprender algumas coisas essenciais para o funcionamento do nosso negócio, como por exemplo:
- Tudo vai depender de você.
- Sem clientes o seu negócio não sobreviverá.
- Descubra a diferença entre preço e valor.
Tudo vai depender de você
Por favor, quero que entenda que quando digo que tudo vai depender de você, não quero te causar espanto. Quero dizer apenas que o negócio é o reflexo do dono. Ou seja, que quanto mais você investir no seu desenvolvimento, mais resultado terá no seu próprio negócio.
O caminho natural de todos nós que ousamos empreender é buscarmos o crescimento. E hoje temos acesso a todos os tipos de informações possíveis para todos os ramos. Então, com certeza você pode aprender algo a mais todos os dias para se tornar um profissional de excelência e ganhar destaque na sua área.
Mas é na construção desse “profissional de excelência” que muita gente se perde. Pois devemos ter SEMPRE em mente que estaremos trabalhando para pessoas, e que a forma como o seu negócio é percebido por elas é que faz toda a diferença.
Já não basta ser a melhor manicure, o melhor eletricista, a melhor depiladora ou o melhor marceneiro, etc.
Antes de chegarmos a exercer a nossa função de fato, devemos ser ótimos vendedores. Aprendermos a arte de encantar o cliente desde o primeiro atendimento com o modo como falamos e até a imagem que transmitimos, tanto pessoalmente, quanto virtualmente. Faça uso do poder da comunicação adequada!
Isso se chama agregar valor ao seu serviço/produto, e vai te deixar longe da guerra pelos preços baixos.
O cliente que vem somente pelos preços baixos, também vai embora pelo mesmo motivo.
Continue a leitura, pois mais à frente iremos nos aprofundar nesse assunto que pode mudar completamente os resultados do seu negócio.
Sem clientes o seu negócio não sobreviverá.
Portanto, é imprescindível para você entender quem de fato são os seus clientes e como funciona o comportamento de compra deles em relação ao seu ramo.
Saiba que na maioria das vezes somos levados a decisão de comprar ou não alguma coisa pela emoção que aquilo nos causa no momento. Ou seja, o jeito como você conduz a apresentação do seu serviço ou produto impacta enormemente na decisão dele comprar com você ou com o seu concorrente.
Quanto mais vamos adquirindo experiência no mercado, vamos descobrindo que todo o negócio, grande ou pequeno, trata-se de pessoas, e quanto mais cedo você aprender a lidar com elas, mais sucesso terá como empreendedor.
Toda a decisão de compra é feita na mente do seu cliente, então você deve saber criar imagens na cabeça dele quando estiver vendendo. Você deve vender os resultados do seu serviço/produto, vender a diferença que isso fará na vida dele.
Darei alguns exemplos:
Se você é decoradora, deve saber vender momentos marcantes e felizes, afinal de contas, o seu serviço ficará marcado para sempre na memória dos noivos, aniversariantes ou formandos.
Outra profissional que pode ser usada como exemplo é a maquiadora, que vende beleza, autoestima, paquera, sensualidade etc.
Deve-se ter sensibilidade para perceber o que o resultado do seu trabalho vai representar para as pessoas.
Aprenda a agregar valor ao seu serviço e fuja da guerra pelos preços baixos.
Descubra a diferença entre preço e valor.
Sabemos que o microempreendedor, principalmente o iniciante, por vezes fica perdido quando o potencial cliente começa a barganhar sobre o preço do serviço/produto oferecido.
São pedidos os mais diversos tipos de descontos, pelos mais variados motivos. Que no final, caso você não tenha desenvolvido a habilidade para conduzir a situação da forma certa, corre o risco de ficar no prejuízo.
A situação é essa: queremos converter a venda, mas não podemos dar todos os descontos pedidos pelo cliente. Pelo bem da saúde financeira do nosso negócio.
Há uma solução definitiva para você não precisar passar por essa situação novamente. Inclusive, todas as grandes empresas que são destaque nos seus respectivos ramos, usam essa forma de se posicionar perante os clientes.
Mas antes, talvez você mesmo tenha que mudar a visão em relação ao seu produto ou serviço. E começar a oferecê-lo de modo diferente.
A percepção de valor de qualquer coisa é algo subjetivo, ou seja, depende da visão do sujeito sobre aquilo. Portanto, o seu produto/serviço vale o que ele representa para o seu cliente.
Aonde eu quero chegar com isso?
Quero que você entenda que preço é o que se paga, valor é o que se leva.
Significa que toda vez que você conseguir criar uma percepção positiva sobre o que está oferecendo, o seu serviço parecerá barato.
Quando o valor fica acima do preço, o serviço está barato. Quando o valor fica abaixo do preço, o serviço está caro.
Um exemplo, para ficar claro:
Um vendedor de livros vende muito mais do que papel e palavras. Ele vende conhecimento, aventuras, emoções, uma nova visão sobre o mundo.
E você, o que você tem oferecido para os seus clientes?
Aprenda a agregar valor ao seu serviço e fuja da guerra pelos preços baixos.
Se você é um daqueles empreendedores que está sempre buscando se destacar no seu ramo de atuação, saiba que o Sebrae Paraíba tem o curso certo para impulsionar o crescimento do seu negócio.
Entre em contato e garanta uma vaga para o seu sucesso!