A Black Friday pode ser um bom momento para os consumidores economizarem nas suas compras, mas também é uma grande oportunidade para os pequenos negócios fidelizarem esses clientes e torná-los recorrentes.

 

E para entender mais sobre este tema, no post de hoje vamos contextualizar as características do consumo durante a Black Friday e como os micros e pequenos empresários podem se beneficiar com a fidelização dos clientes vindos desta temporada de descontos e promoções.


Entendendo o consumo durante a Black Friday

A Black Friday que, nos últimos anos, ampliou e virou Black November, é um período do ano com uma série de promoções e descontos em produtos ou serviços para atrair consumidores.

 

Muitos clientes esperam esta época do ano para economizarem, seja realizando compras já planejadas e necessárias ou comprando por impulso.

 

Esse comportamento compulsivo é gerado pela sensação de ganho de vantagem através das promoções e descontos, mas é perfeitamente possível consumir de forma consciente durante a Black Friday.


A Black Friday de 2021

Em 2021, o e-commerce durante a Black Friday movimentou cerca de 5,4 bilhões de reais. A cifra representou um crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior.

 

Já o ticket médio, segundo o Reclame Aqui, foi de R$654,06 em 2021, representando um aumento de 7,2% (fonte: E-commerce Brasil).

 

Já em relação à faixa etária dos consumidores no e-commerce durante a Black Friday 2021, temos:

  • Até 25 anos: 16,2%;
  • Entre 26 e 35 anos: 34,1%;
  • Entre 36 e 50 anos: 34,7%;
  • Acima de 51 anos: 14,8%.

Expectativas para a Black Friday 2022

De acordo com o site da UOL, estima-se que o desempenho do e-commerce será alto, já que 72% dos entrevistados pretendem realizar suas compras on-line. 


As expectativas em relação a Black Friday 2022, que acontecerá dia 25 de novembro, também estão relacionadas com a Copa do Mundo, pois haverá coincidência entre as datas. Mas ainda é incerto afirmar se o evento de futebol irá impactar de forma positiva ou negativa.

 

A expectativa é de que a Black Friday de 2022 tenha um aumento de 3,5% no faturamento em relação ao ano anterior, movimentando cerca de R$6,05 bilhões no comércio eletrônico.

 

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) explica que este crescimento não será ainda maior por conta do aumento do preço do combustível, impactando no valor do frete.

 

Além disso, a volta das lojas físicas após a pandemia também impactará em um aumento mais tímido das vendas online (fonte: portal UOL).

 

Então, pode-se dizer que há dois grandes desafios para os negócios durante a Black Friday: vender bem (ou seja, vender muito, mas sem impactar na lucratividade) e aproveitar a oportunidade para fidelizar um cliente que, em princípio, só comprou pelo preço baixo.

 

Como os pequenos negócios podem fidelizar os clientes conquistados durante a Black Friday?

É interessante o pequeno empresário criar ações para a Black Friday,  seja descontos, promoções e ofertas, tanto para captar clientes, aumentar o volume de vendas ou, até mesmo, aumentar a rotatividade do estoque para o Natal.

 

Assim, novos clientes chegarão até a sua empresa durante a Black Friday. Por isso, é importante pensar de maneira estratégica para potencializar as oportunidades. Lembre-se: fidelizar a pessoa que acabou de comprar é um passo muito importante para o sucesso do seu negócio no futuro.

 

Veja quatro maneiras de fidelizar os clientes que vieram durante a Black Friday.

 

Dica 1: Ofereça uma experiência excelente para o seu cliente

Na verdade, isso deveria ser uma premissa básica de todos os negócios, pois ter um atendimento de qualidade, desde a recepção até o pós-vendas é essencial para fidelizar os consumidores.

 

Independentemente se você está ofertando um produto ou um serviço com desconto na Black Friday, a qualidade da experiência fará com que o cliente sinta o valor agregado à sua compra.  

 

Assim, quando o seu preço voltar para o patamar “normal”, ele poderá continuar comprando, pois ele ficou encantado com a última experiência de compra.

 

Dica 2: Mantenha contato constante com os clientes

É importante ter o contato dos clientes que vieram a partir da Black Friday para que você se comunique com eles depois.

 

Seja através das redes sociais, seja por meio de e-mail marketing, é essencial nutrir esta conexão com o cliente.

 

Dica 3:  Respeite o intervalo de compra do cliente

Não queira vender mais no dia seguinte para o cliente que acabou de adquirir o seu produto ou serviço: isso fará com que o cliente se sinta desconfortável.

 

Entenda o prazo médio de recompra dos seus clientes atuais. Este prazo é, em média, entre 30 e 180 dias. Obviamente que esse prazo irá variar de acordo com o segmento.

 

Além disso, não se comunique com o seu público somente próximo à data de recompra. Como vimos no item anterior, mantenha sempre uma comunicação e um bom relacionamento com todos eles.

 

Dica 4: Ofereça produtos/serviços complementares

Se você tem mais de um produto ou serviço, ofereça-o de forma complementar para esses clientes vindos da Black Friday, respeitando sempre o tempo de recompra e tendo um atendimento personalizado.

 

Assim, mostre e explique as vantagens e benefícios dos seus produtos/serviços para o cliente, tenha empatia com o que ele deseja e procure solucionar os problemas dele.

 

O essencial é você fidelizar o cliente respeitando a imagem do seu negócio. E lembre-se: essas dicas você pode usá-las todos os dias para o sucesso do seu trabalho e não somente na temporada de Black Friday.

 

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