Entenda as principais estratégias que os pequenos negócios podem utilizar para fidelizar os clientes conquistados durante a Black Friday
A Black Friday pode ser um bom momento para os consumidores economizarem
nas suas compras, mas também é uma grande oportunidade para os pequenos
negócios fidelizarem esses clientes e torná-los recorrentes.
E para entender mais sobre este tema, no post de hoje vamos contextualizar as características do consumo durante a Black Friday e como os micros e pequenos empresários podem se beneficiar com a fidelização dos clientes vindos desta temporada de descontos e promoções.
Entendendo o consumo durante a Black
Friday
A Black Friday que, nos
últimos anos, ampliou e virou Black November, é um período do ano com uma série
de promoções e descontos em produtos ou serviços para atrair consumidores.
Muitos clientes esperam
esta época do ano para economizarem, seja realizando compras já planejadas e
necessárias ou comprando por impulso.
Esse comportamento compulsivo é gerado pela sensação de ganho de vantagem através das promoções e descontos, mas é perfeitamente possível consumir de forma consciente durante a Black Friday.
A Black Friday de 2021
Em 2021, o e-commerce durante a Black
Friday movimentou cerca
de 5,4 bilhões de reais. A cifra representou um crescimento de
5,8% em relação ao ano anterior.
Já o ticket médio, segundo o Reclame Aqui, foi de R$654,06 em 2021, representando
um aumento de 7,2% (fonte: E-commerce Brasil).
Já em relação à faixa etária
dos consumidores no e-commerce durante a Black Friday 2021, temos:
- Até 25 anos: 16,2%;
- Entre 26 e 35
anos: 34,1%;
- Entre 36 e 50
anos: 34,7%;
- Acima de 51 anos: 14,8%.
Expectativas para a
Black Friday 2022
De acordo com o site da UOL, estima-se que o desempenho do e-commerce será alto, já que 72% dos entrevistados pretendem realizar suas compras on-line.
As expectativas em relação a Black Friday 2022, que acontecerá dia 25 de
novembro, também estão relacionadas com a Copa do Mundo, pois haverá
coincidência entre as datas. Mas ainda é incerto afirmar se o evento de futebol
irá impactar de forma positiva ou negativa.
A expectativa é de que a Black Friday de 2022 tenha um aumento de 3,5% no
faturamento em relação ao ano anterior, movimentando cerca de R$6,05 bilhões no
comércio eletrônico.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) explica que este
crescimento não será ainda maior por conta do aumento do preço do combustível,
impactando no valor do frete.
Além disso, a volta das lojas físicas após a pandemia também impactará em
um aumento mais tímido das vendas online (fonte: portal UOL).
Então, pode-se dizer que há dois grandes desafios para os negócios
durante a Black Friday: vender bem (ou seja, vender muito, mas sem impactar na
lucratividade) e aproveitar a oportunidade para fidelizar um cliente que, em
princípio, só comprou pelo preço baixo.
Como os pequenos
negócios podem fidelizar os clientes conquistados durante a Black Friday?
É interessante o pequeno
empresário criar ações para a Black Friday, seja descontos, promoções e ofertas, tanto
para captar clientes, aumentar o volume de vendas ou, até
mesmo, aumentar a rotatividade do estoque para o Natal.
Assim, novos clientes
chegarão até a sua empresa durante a Black Friday. Por isso,
é importante pensar de maneira estratégica para potencializar as oportunidades.
Lembre-se: fidelizar a pessoa que acabou de comprar é um passo muito importante
para o sucesso do seu negócio no futuro.
Veja quatro maneiras de fidelizar os clientes
que vieram durante a Black Friday.
Dica 1: Ofereça uma
experiência excelente para o seu cliente
Na verdade, isso deveria ser uma premissa
básica de todos os negócios, pois ter um atendimento de qualidade, desde a
recepção até o pós-vendas é essencial para fidelizar os consumidores.
Independentemente se você está ofertando um
produto ou um serviço com desconto na Black Friday, a qualidade da experiência
fará com que o cliente sinta o valor agregado à sua compra.
Assim, quando o seu preço voltar para o
patamar “normal”, ele poderá continuar comprando, pois ele ficou encantado com
a última experiência de compra.
Dica 2: Mantenha contato
constante com os clientes
É importante ter o contato dos clientes que vieram a partir da Black
Friday para que você se comunique com eles depois.
Seja através das redes sociais, seja por meio de e-mail marketing, é essencial
nutrir esta conexão com o cliente.
Dica 3: Respeite o intervalo de compra do cliente
Não queira vender mais no dia seguinte para o cliente que acabou de
adquirir o seu produto ou serviço: isso fará com que o cliente se sinta
desconfortável.
Entenda o prazo médio de recompra dos seus clientes atuais. Este prazo é,
em média, entre 30 e 180 dias. Obviamente que esse prazo irá variar de acordo
com o segmento.
Além disso, não se comunique com o seu público somente próximo à data de
recompra. Como vimos no item anterior, mantenha sempre uma comunicação e um bom
relacionamento com todos eles.
Dica 4: Ofereça
produtos/serviços complementares
Se você tem mais de um produto ou serviço, ofereça-o de forma
complementar para esses clientes vindos da Black Friday, respeitando sempre o
tempo de recompra e tendo um atendimento personalizado.
Assim, mostre e
explique as vantagens e benefícios dos seus produtos/serviços para o cliente,
tenha empatia com o que ele deseja e procure solucionar os problemas dele.
O essencial é você
fidelizar o cliente respeitando a imagem do seu negócio. E lembre-se: essas dicas
você pode usá-las todos os dias para o sucesso do seu trabalho e não somente na
temporada de Black Friday.
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