Em um cenário empresarial cada
vez mais competitivo, os pequenos negócios desempenham um papel crucial na
economia global. E, dentro desse ecossistema, os clientes assumem um papel de
destaque que vai muito além de apenas compradores. Eles são os verdadeiros
alicerces do sucesso de qualquer empreendimento. Por isso, em 15 de setembro é
celebrado o Dia do Cliente, uma data especial que merece ainda mais destaque no
seu calendário de ações, principalmente para desenvolver um novo olhar sobre
Customer Experience (CX), a experiência do cliente.
Para o Sebrae, a experiência do cliente é o resultado da
interação que um consumidor tem com uma organização –
antes, durante e depois de adquirir um produto ou serviço. Uma CX positiva
promove relacionamentos saudáveis e lucrativos quando é priorizada pelo
empreendedor.
Dados da pesquisa realizada pela Foundever sobre CX em
2022 norteiam uma compreensão sobre as particularidades e
expectativas dos consumidores brasileiros: acima de 80% dos clientes estariam
dispostos a dar uma segunda chance para voltar em uma empresa, sendo que mais
de 60% trocaram de marca em 2022 devido a uma baixa performance de CX. O motivo
da desistência de 60% é devido a uma equipe displicente e não amigável. Por fim,
metade dos brasileiros vê a falta de atendimento 24/7 (automatizado 24h por
dia, 7 dias por semana) como um problema.
Outro aspecto destacado pela
empresa global Foundever é que a preferência por canais de comunicação varia de
acordo com a faixa etária: os Millenials (Geração Y, que nasceu entre as
décadas de 1980 e 1990) e a Geração Z (final da década de 1990 e meados dos
anos 2000) preferem o digital, enquanto as gerações X (entre os anos de 1970 e
1980) e Baby Boomers (nascidos após a Segunda Guerra Mundial) preferem o
contato humano. Empresas paraibanas, por exemplo, venderam mais de R$15 bilhões entre 2016 e 2022.
No mesmo período no Brasil, o valor total bruto movimentado foi de R$628
bilhões.
De acordo com a WGSN, autoridade
global em tendências do mercado, o rápido avanço tecnológico está transformando
a segmentação e a vida das futuras gerações. Por isso, compreender as
tendências geracionais é essencial para as marcas se prepararem para os consumidores
do futuro. Desenvolver um novo olhar sobre a importância vital dos clientes
para os pequenos negócios e como cultivar relacionamentos sólidos pode ser a
chave para o crescimento e prosperidade:
O Cliente é a alma do negócio
Os clientes são a principal fonte
de receita para qualquer empresa, independentemente do tamanho. Para os
pequenos negócios, cada transação é significativa e pode representar um passo
crucial em direção à estabilidade financeira e ao crescimento. Por isso,
demonstre o quanto os seus clientes são importantes e únicos, por exemplo, com
um atendimento personalizado, com brindes, ações de marketing e merchandising,
sorteios e ações que destaquem o quanto são especiais. Lembre-se que o
pós-venda é essencial, acompanhe a experiência com o produto ou serviço
adquirido para alcançar a satisfação dos clientes.
Fidelização e recomendações:
Clientes satisfeitos têm o
potencial de se tornar defensores da marca. Eles não apenas retornam para novas
compras, como também recomendam o negócio para amigos, familiares e colegas.
Essa forma de marketing boca a boca é inestimável e pode impulsionar
significativamente o alcance e a credibilidade da sua empresa.
Dados da Genesys, especialista em customer experience,
através dos estudos "A Experiência Conectada do Cliente" e "O
Cenário da Customer Experience", revelam que a
eficiência no suporte é crucial para 70% dos consumidores, embora um em cada
três ainda encontre esse serviço frustrante. A resolução no primeiro contato é
o aspecto mais valorizado pela clientela, enquanto as empresas tendem a focar
em simpatia, profissionalismo e rapidez. A utilização de chatbots cresceu nos
últimos três anos e alcançou 38% dos consumidores, mas apenas 25% se mostram
"altamente satisfeitos" com essa tecnologia. Além disso, 80% dos
clientes valorizam experiências personalizadas, mas apenas 60% dos líderes de
CX acreditam oferecer um nível satisfatório de personalização.
Criação de comunidade:
Os clientes formam uma comunidade
em torno de um negócio. Eles compartilham interesses, valores e experiências
relacionadas à marca. Cultivar esse senso de comunidade pode resultar em uma
base de clientes leais e engajados, proporcionando estabilidade mesmo em tempos
de desafio.
Aprimoramento da reputação da marca:
A reputação de um negócio é
construída em grande parte com base na satisfação do cliente. Avaliações
positivas e testemunhos podem ser poderosas ferramentas de marketing, estabelecendo
a credibilidade da marca no mercado. Aproveite esse espaço para divulgar as
experiências positivas dos seus clientes, seja no próprio estabelecimento ou
através das mídias (online e offline).
Do físico ao digital
Conheça o perfil da sua clientela
e busque aprimorar a sua relação. Por exemplo, com o acolhimento da loja física
expandido para o ambiente virtual, a depender de cada perfil. É necessária uma
dedicação contínua, não apenas um momento passageiro. A cada interação, a
experiência do cliente deve ser marcante, reforçando os vínculos que unem o
negócio à sua clientela, seja através do toque tangível ou da interação
digital. Por isso, é imprescindível investir em estratégias que perpetuem essa
ligação, criando uma jornada inesquecível que vai ficar na memória e no coração
de cada cliente.
Feedback construtivo
É através do feedback que será
possível melhorar sua relação com os clientes. Eles oferecem insights sobre o
que está funcionando e o que pode ser aperfeiçoado. Esse retorno direto pode
ser transformador para os pequenos negócios, permitindo ajustes rápidos e
refinamentos precisos nos produtos ou serviços oferecidos.
Inovação é o caminho
Acompanhe as tendências e
atualize-se. Inspire-se no Dia do Cliente para despertar novas iniciativas ao
longo do ano inteiro. Converse com sua equipe, busque o aprimoramento através
de cursos e capacitações oferecidas pelo Sebrae da sua região. Lembre-se que
valorizar e investir no relacionamento com os clientes é empregar o que há de
melhor no próprio crescimento e prosperidade do negócio. Ao colocar o cliente
no centro das operações, empreendedores não apenas garantem a sobrevivência da
sua empresa, mas também criam uma base sólida para um futuro próspero e
sustentável.