As festividades do final do ano estão se aproximando e traz consigo um aumento expressivo nas compras dos consumidores. Isso pode se tornar uma ótima vantagem para aquelas empresas que sabem aproveitar essas datas comemorativas.

 

Para entender mais sobre este tema, no post de hoje vamos contextualizar a potência de vendas no período natalino e como um pequeno negócio pode aumentar seu faturamento nesta época do ano e, assim, captar novos clientes.

 

Contexto das vendas durante o período natalino

Por se tratar de um período que envolve o lado emocional das pessoas, o Natal é um dos eventos mais promissores do ano quando se trata de vendas, conforme informa o Sebrae.

 

Além das vendas, o Natal também é uma ótima oportunidade para os pequenos empresários fidelizarem esses novos clientes que chegam.

 

Nesta época do ano, o mercado está aquecido e pode proporcionar mais compras por impulso.

 

De acordo com a explicação do portal Kangu, outra razão para o aumento de compras e vendas durante os últimos dois meses do ano é o pagamento do 13º salário que aquece ainda mais o mercado.

 

Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, mais de 120 milhões de pessoas foram às compras no Natal de 2021. E a expectativa para o Natal de 2022 é ainda maior, devido à finalização das restrições sanitárias.

 

Em 2021, os segmentos mais priorizados foram (fonte: Info Money):

·         Roupas: 61%;

·         Brinquedos: 37%.

 

Para 2022, a tendência é que o consumidor brasileiro gaste ainda mais, pois teremos muitos eventos com datas próximas, como é o caso da Copa do Mundo, para além de outras datas tradicionais: Black Friday e Ano Novo.

 

Como um pequeno negócio pode vender mais no Natal

Há muitas estratégias para aumentar as vendas no Natal e é importante usá-las de maneiras consciente e inteligente para agregar valor ao seu negócio.

 

Com uma maior rotatividade de clientes passando pela sua empresa, é essencial que a qualidade do atendimento não fique prejudicada. Ser bem atendido é um dos fatores mais importantes para um cliente ter uma experiência satisfatória e se fidelizar.

 

Para isso, planeje antecipadamente os horários e a forma de atendimento nesta época e, se necessário, qualifique o seu time com melhores habilidades e técnicas de vendas e de atendimento ao público.

 

Aqui vão as 7 dicas de como aumentar as suas vendas no Natal:

 

Dica 1: Crie um clima natalino

Invista na decoração natalina do seu estabelecimento e também nas redes sociais da sua empresa.

 

O ambiente decorado com o tema traz uma experiência mais humana, fazendo a vontade de adquirir o produto ou serviço aumentar, conforme orienta o portal Conampe.


Dica 2: Aceite várias formas de pagamento

Para conquistar ainda mais clientes, forneça várias opções de pagamentos, como: dinheiro, cartões de crédito, PIX e boleto (caso o seu negócio seja on-line).

 

O interessante do cartão de crédito é que você pode oferecer parcelamento sem juros, caso seja possível dentro das condições do seu produto ou serviço. Isso atrai ainda mais pessoas para o seu pequeno negócio.

 

No caso do PIX, é interessante oferecer um desconto, visto que as taxas a serem pagas também serão menores.

 

Dica 3: Faça promoções

É fato que promoções e descontos atraem mais clientes, mas tenha cuidado para não prejudicar o seu faturamento e o seu lucro.

 

As promoções na época de Natal são bem-vindas quando feitas de forma sustentável para a empresa. Para isso, basta calcular os seus custos e usar a criatividade para criá-las.

 

Dica 4: Facilite as trocas

Muitas pessoas compram presentes para seus amigos e familiares nesta época, portanto, é essencial que você garanta uma boa condição de troca do produto.

 

Por exemplo, se uma pessoa comprar uma roupa para presentear alguém e a roupa não servir nesta pessoa, é importante que a troca consiga ser feita de maneira descomplicada.

 

Ter agilidade e facilidade neste processo de troca pode até mesmo encantar aquela pessoa que está realizando a troca.


Dica 5: Entregue no prazo

Se você é um pequeno negócio on-line, é extremamente importante se organizar para entregar todos os pedidos a tempo.

 

Uma das objeções para quem efetua uma compra de Natal on-line é saber se a sua encomenda chegará até o dia 24 de novembro.

 

Para incentivar o cliente, faça campanhas em seu site ou em redes sociais garantido as entregas nos prazos delimitados e cumpra com esses prazos.

 

Isso será uma ótima vantagem para você no futuro, pois o cliente terá confiança no seu negócio.

 

 Dica 6: Invista em fotos e descrições

Principalmente para quem trabalha com e-commerce, o visual é uma parte muito estratégica nas divulgações de produtos e serviços.

 

Outro detalhe é a descrição do produto/serviço. Quando feita com detalhamento e profissionalismo, pode converter muito mais vendas.

 

O importante desta dica é você despertar emoções. Para isso, foque nos benefícios que o seu produto oferece. Encante seus potenciais clientes contando histórias.

 

Dica 7: Kits e embalagens personalizadas

Como já dito anteriormente, o Natal também envolve presentear aqueles que amamos. Por isso, é importante agradar a experiência do consumidor e daqueles que forem presenteados por ele.

 

Uma das formas de satisfazer essa experiência é com kits presenteáveis e embalagens personalizadas com o tema natalino.

 

Antigamente, as embalagens e sacolas só serviam para proteger o produto e facilitar o transporte. Mas com uma concorrência alta e um mercado aquecido, as embalagens personalizadas são um ótimo diferencial.

 

Mas como personalizar as embalagens?

·         Tenha uma sacola mais estruturada e mais sofisticada;

·         Faça uma caixa de presente mais detalhada;

·         Use cores que remetam ao Natal, como vermelho e dourado;

·         Faça etiquetas personalizadas com mensagens de amor e de esperança.

 

Isso faz uma grande diferença para o cliente que está comprando e para a pessoa que está sendo presenteada. Como mencionado na dica anterior, o visual é algo de extrema importância na jornada de compra.

 

Aliás, esta dica serve tanto para os pequenos empresários que trabalham com negócios locais e físicos como aqueles que atuam pela internet.

 

O objetivo não é só aumentar as vendas e reter clientes, mas sim construir uma marca com confiança e credibilidade do público.


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