Entenda quais são as estratégias que um pequeno negócio pode aplicar para aumentar suas vendas durante a época de Natal.
As festividades do final do ano estão se aproximando e traz consigo um
aumento expressivo nas compras dos consumidores. Isso pode se tornar uma ótima
vantagem para aquelas empresas que sabem aproveitar essas datas comemorativas.
Para entender mais sobre
este tema, no post de hoje vamos contextualizar a potência de vendas no período
natalino e como um pequeno negócio pode aumentar seu faturamento nesta época do
ano e, assim, captar novos clientes.
Contexto das vendas durante o período natalino
Por se tratar de
um período que envolve o lado emocional das pessoas, o Natal é um dos eventos
mais promissores do ano quando se trata de vendas, conforme informa o Sebrae.
Além das vendas, o
Natal também é uma ótima oportunidade para os pequenos empresários fidelizarem
esses novos clientes que chegam.
Nesta época do
ano, o mercado está aquecido e pode proporcionar mais compras por impulso.
De acordo com a
explicação do portal Kangu,
outra razão para o aumento de compras e vendas durante os últimos dois meses do
ano é o pagamento do 13º salário que aquece ainda mais o mercado.
Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de
Shopping, mais de 120 milhões de pessoas foram às compras no Natal de 2021. E a
expectativa para o Natal de 2022 é ainda maior, devido à finalização das
restrições sanitárias.
Em 2021, os
segmentos mais priorizados foram (fonte: Info Money):
·
Roupas: 61%;
·
Brinquedos: 37%.
Para 2022, a
tendência é que o consumidor brasileiro gaste ainda mais, pois teremos muitos
eventos com datas próximas, como é o caso da Copa do Mundo, para além de outras
datas tradicionais: Black Friday e Ano Novo.
Como um pequeno negócio pode vender mais no Natal
Há muitas
estratégias para aumentar as vendas no Natal e é importante usá-las de maneiras
consciente e inteligente para agregar valor ao seu negócio.
Com uma maior
rotatividade de clientes passando pela sua empresa, é essencial que a qualidade
do atendimento não fique prejudicada. Ser bem atendido é um dos fatores mais
importantes para um cliente ter uma experiência satisfatória e se fidelizar.
Para isso,
planeje antecipadamente os horários e a forma de atendimento nesta época e, se
necessário, qualifique o seu time com melhores habilidades e técnicas de vendas
e de atendimento ao público.
Aqui vão as 7
dicas de como aumentar as suas vendas no Natal:
Dica 1: Crie um clima natalino
Invista na decoração natalina do seu estabelecimento e também nas redes
sociais da sua empresa.
O ambiente decorado com o tema traz uma experiência mais humana, fazendo
a vontade de adquirir o produto ou serviço aumentar, conforme orienta o portal Conampe.
Dica 2: Aceite várias formas de pagamento
Para conquistar
ainda mais clientes, forneça várias opções de pagamentos, como: dinheiro,
cartões de crédito, PIX e boleto (caso o seu negócio seja on-line).
O interessante do
cartão de crédito é que você pode oferecer parcelamento sem juros, caso seja
possível dentro das condições do seu produto ou serviço. Isso atrai ainda mais
pessoas para o seu pequeno negócio.
No caso do PIX, é
interessante oferecer um desconto, visto que as taxas a serem pagas também
serão menores.
Dica 3: Faça promoções
É fato que
promoções e descontos atraem mais clientes, mas tenha cuidado para não
prejudicar o seu faturamento e o seu lucro.
As promoções na
época de Natal são bem-vindas quando feitas de forma sustentável para a empresa.
Para isso, basta calcular os seus custos e usar a criatividade para criá-las.
Dica 4: Facilite as trocas
Muitas pessoas compram
presentes para seus amigos e familiares nesta época, portanto, é essencial que
você garanta uma boa condição de troca do produto.
Por exemplo, se
uma pessoa comprar uma roupa para presentear alguém e a roupa não servir nesta
pessoa, é importante que a troca consiga ser feita de maneira descomplicada.
Ter agilidade e
facilidade neste processo de troca pode até mesmo encantar aquela pessoa que
está realizando a troca.
Dica 5: Entregue no prazo
Se você é um
pequeno negócio on-line, é extremamente importante se organizar para entregar
todos os pedidos a tempo.
Uma das objeções
para quem efetua uma compra de Natal on-line é saber se a sua encomenda chegará
até o dia 24 de novembro.
Para incentivar o
cliente, faça campanhas em seu site ou em redes sociais garantido as entregas
nos prazos delimitados e cumpra com esses prazos.
Isso será uma
ótima vantagem para você no futuro, pois o cliente terá confiança no seu
negócio.
Dica 6: Invista em fotos e descrições
Principalmente
para quem trabalha com e-commerce, o visual é uma parte muito estratégica nas
divulgações de produtos e serviços.
Outro detalhe é a
descrição do produto/serviço. Quando feita com detalhamento e profissionalismo,
pode converter muito mais vendas.
O importante desta
dica é você despertar emoções. Para isso, foque nos benefícios que o seu
produto oferece. Encante seus potenciais clientes contando histórias.
Dica 7: Kits e embalagens personalizadas
Como já dito
anteriormente, o Natal também envolve presentear aqueles que amamos. Por isso,
é importante agradar a experiência do consumidor e daqueles que forem
presenteados por ele.
Uma das formas de
satisfazer essa experiência é com kits presenteáveis e embalagens
personalizadas com o tema natalino.
Antigamente, as
embalagens e sacolas só serviam para proteger o produto e facilitar o
transporte. Mas com uma concorrência alta e um mercado aquecido, as embalagens
personalizadas são um ótimo diferencial.
Mas como
personalizar as embalagens?
·
Tenha uma sacola mais estruturada e mais sofisticada;
·
Faça uma caixa de presente mais detalhada;
·
Use cores que remetam ao Natal, como vermelho e
dourado;
·
Faça etiquetas personalizadas com mensagens de amor e
de esperança.
Isso faz uma
grande diferença para o cliente que está comprando e para a pessoa que está
sendo presenteada. Como mencionado na dica anterior, o visual é algo de extrema
importância na jornada de compra.
Aliás, esta dica
serve tanto para os pequenos empresários que trabalham com negócios locais e
físicos como aqueles que atuam pela internet.
O objetivo não é
só aumentar as vendas e reter clientes, mas sim construir uma marca com
confiança e credibilidade do público.
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