Com a aproximação do Dia das Crianças, é hora de estar atento e mergulhar nas tendências do mercado preparando-se para o sucesso das suas vendas. No dia 12 de outubro, 62,21% dos consumidores paraibanos têm a intenção de presentear alguma criança, (Pesquisa de Intenção de Compras realizada pelo Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba, da Fecomércio PB).
Além da experiência do consumidor e a segurança dos produtos, outros fatores estão ganhando relevância, tais como a sustentabilidade da matéria-prima dos brinquedos, a contribuição para o desenvolvimento das crianças, a qualidade e originalidade dos presentes.
De uma forma geral, os consumidores estão cada vez mais atentos a presentes que estejam alinhados com práticas e fabricantes sustentáveis. Conforme aponta estudo realizado pela Union + Webster, 87% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Uma estratégia que pode ser bastante atraente a esses consumidores é investir na oferta de brinquedos e produtos fabricados a partir de materiais naturais, reciclados ou biodegradáveis. Além de cativar o público, essa abordagem demonstra o compromisso da sua marca com a preservação do planeta.
Outro nicho desse mercado, são os pais que procuram por brinquedos educativos, tendo em vista o estímulo de habilidades no desenvolvimento infantil, o crescimento é desde a pandemia, segundo o Euromonitor International. Nas suas ações e campanhas, explore o lado educacional e motor que seus produtos podem ajudar no desenvolvimento infantil para cada faixa-etária.
A cultura regional também está em alta! E nesta tendência há muito espaço para o artesanato que agrega um valor adicional ao presente e abre as portas para este nicho de consumidores que valoriza a autenticidade e a originalidade que os presentes feitos à mão oferecem. Aproveite a data para expor e divulgar a comercialização dos seus brinquedos populares, como carrinhos de madeira ou lata, bonecas de pano, bonecos de barro e de madeira, bola de gude, peteca, pipa, pião, patinete, carrossel e muito mais.
E falando em estratégias, não podemos deixar de lado o marketing digital e as redes sociais. Campanhas criativas e envolventes podem ser realizadas nas plataformas digitais ampliando assim a visibilidade da sua marca e atraindo os pais que estão ávidos por presentear nesta data comemorativa.
Prepare-se para as compras de última hora
Para 43,93% dos consumidores paraibanos, a compra será realizada exatamente na semana da data comemorativa, na expectativa de obter maiores descontos. Este é um ponto crucial a ser considerado nas estratégias de promoção. O cenário se repete em outras regiões do país, conforme aponta levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG): 55% dos mineiros também planejam deixar as compras para a última hora.
A pesquisa paraibana também revela que a média de gastos será de R$189,64 e os filhos serão os principais beneficiados, representando 47,66% dos presentes, seguidos pelos sobrinhos (31,31%) e netos (20,09%). O item mais escolhido para presentear continua sendo o brinquedo, citado por 69,63% dos entrevistados. É interessante que os empreendedores direcionem suas estratégias para os adultos a partir do seu nicho de atuação, destacando opções variadas e atrativas. Parcerias com restaurantes, lanchonetes, sorveterias, clubes, cinemas, parques e atrações para a família também podem gerar mais vendas e possibilitar experiências inesquecíveis na data.
Destaque as tecnologias que aproximam
As novas tecnologias trazem mudanças para o mercado infantil, com brinquedos e produtos que incorporam inovações e experiências interativas. Por isso, se você atua nesse segmento, pode destacar como eles podem agregar no processo de aprendizagem, segundo o portal Dialogando. Ao mesmo tempo, como apontado pelo site Novos Alunos, chamar atenção para a participação dos pais nesse cenário tecnológico é relevante nas ações de marketing.
Nas suas campanhas, é viável apresentar a tecnologia como uma ferramenta para fortalecer os laços familiares. Por exemplo, sobre como os jogos e atividades podem se transformar em momentos de qualidade compartilhados entre pais e filhos.
Otimize suas vendas no ambiente virtual
De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), estima-se que o faturamento do e-commerce alcance a marca de R$ 5,95 bilhões no feriado do dia 12. A ABComm aponta, em ordem de preferência, que os itens mais procurados para compra no comércio eletrônico brasileiro incluem brinquedos, bonecas e carrinhos. Além desses, os consumidores também buscam por vestuário e calçados, jogos de videogame, jogos de tabuleiro, bicicletas, skate e patins, livros, além de smartphones, tablets e computadores.
Para otimizar suas vendas no ambiente virtual, considere investir em uma página especial temporária com foco na temática infantil no seu e-commerce. Nela, ofereça brindes a partir de um determinado valor de compra e promova promoções, por exemplo, para envolver o cliente virtual. O cashback está em alta e você pode gerar mais vendas se o dinheiro de volta for exclusivo para a sua página.
Conquiste seu público
Os shoppings centers e as lojas no centro da cidade são os locais preferidos dos consumidores, somando 86,44% das indicações em João Pessoa na pesquisa do Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba. Entretanto, independente da sua localização, se possui ou não loja física, a divulgação através das redes sociais pode ser bem direcionada e alcançar vários públicos, inclusive de outros bairros e cidades. Facilitar a entrega, reduzindo a taxa ou com a possibilidade gratuita, além de disponibilizar retirada, deve aproximar possíveis clientes.
Destaque-se com qualidade e atendimento
Apesar da pesquisa paraibana ressaltar que 53,27% dos consumidores consideram o preço na hora da compra, a qualidade do produto (32,71%) e o bom atendimento ao cliente (25,70%) também são fatores determinantes. Investir em treinamentos para a equipe pode fazer a diferença na experiência do consumidor. Aproveite as capacitações gratuitas do Sebrae na sua região ou através do site.
Ofereça facilidades de pagamento
A maioria (58,41%) dos participantes da Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Crianças pretende comprar à vista, sendo o dinheiro em espécie e o Pix as formas mais escolhidas. Para os 41,59% dos paraibanos que devem optar por comprar a prazo, o cartão de crédito é a principal escolha. Oferecer opções de parcelamento sem juros pode ser um atrativo adicional.
Disponibilizar descontos na compra de mais produtos ou cashback para gastar no seu estabelecimento também pode ser atrativo. Também considere estratégias que possibilitem atrair consumidores com descontos a partir do pagamento à vista (pix, espécie, débito ou para o vencimento no crédito).
Aproveite as situações financeiras
Na Paraíba, com 28,78% dos consumidores relatando uma melhoria na situação financeira, é uma oportunidade para oferecer produtos de maior valor agregado. Por exemplo, através de kits, combos ou conjuntos de presentes e/ou serviços. Para os 16,28% que enfrentam desafios financeiros, oferecer opções acessíveis e promoções pode ser a chave para conquistar esse público.
Dicas para empreendedores de festas infantis
Para quem trabalha com festas infantis, aluguel de fantasias, buffet e apresentações, a data também pode ser relevante para ampliar a divulgação através das redes sociais e ações de marketing offline, como entrega de panfletos em pontos estratégicos e anúncios em rádios locais. Além disso, você pode criar parcerias com estabelecimentos, sejam lojas de brinquedos e vestuário, livrarias, lanchonetes e sorveterias, dentre outros. Considere ampliar o contato com a direção de escolas, síndicos de condomínios, gestores de parques e clubes para oferecer os seus serviços e realizar as comemorações na semana das crianças. Clique e confira dicas do Sebrae.
Faça melhorias para o seu negócio
Siga as dicas e elabore estratégias que atendam às necessidades e expectativas dos consumidores paraibanos. Ao se destacar nos diferenciais, variedade, facilidades de pagamento e atendimento, os empreendedores têm a chance de maximizar suas vendas e construir relacionamentos duradouros com os clientes.