O empreendedorismo feminino tem se tornado um tema central na economia global, além de impulsionar mudanças sociais profundas no Brasil e na Paraíba. A crescente presença de mulheres em posições de liderança e a abertura de novos negócios liderados por elas geram um impacto significativo nas comunidades locais e na economia como um todo. Nesse contexto, a ampliação no número de  mulheres empreendedoras se destaca como uma força para a inovação e o desenvolvimento econômico. A pesquisa “Empreendedorismo Feminino no Brasil” realizada pelo Sebrae, feita com base em dados do IBGE, aponta que, no terceiro trimestre de 2022, mais de 34% das pessoas que empreendem no país são mulheres.

À medida que elas assumem papéis de liderança e lançam suas próprias empresas, vários setores são beneficiados. Além de fomentar a inovação, as mulheres empreendedoras desempenham um papel fundamental no crescimento econômico sustentável. O relatório também indica um aumento significativo de 30% no número de empresárias que geraram empregos em 2022, em comparação com 2021. Apesar desses avanços, persistem desafios para as mulheres no mundo dos negócios: a pesquisa revela que a maioria, sendo nove em cada dez empreendedoras, ainda comanda suas empresas individualmente, sem sociedades ou parcerias.

Segundo relatório da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 45,4% das empresas nascentes em 2022 são conduzidas pelo público feminino. O estudo define empreendedores nascentes envolvidos na criação de um negócio do qual são proprietários, mas que ainda não remuneraram por mais de três meses. Em contrapartida, empreendedores novos - sendo 43,2% feminino no mesmo período - são proprietários de negócios que pagaram salários ou remunerações por mais de três meses, mas menos de 42 meses. Já os estabelecidos são pessoas que empreendem e remuneram há mais de 42 meses, ou seja, 3,5 anos, e que efetuaram pagamentos salariais, pró-labores ou outras formas de remuneração aos proprietários durante esse período, totalizando 33,7% de mulheres.

 

Representatividade importa e impacta

 

No Brasil, mais de 51 milhões de brasileiros têm interesse em abrir o próprio negócio e 42 milhões já atuam no empreendedorismo, segundo a pesquisa GEM. Quando as mulheres têm a oportunidade de empreender, a representatividade acontece e há inspiração coletiva. À medida que mais mulheres conquistam posições de destaque no mundo dos negócios, elas se tornam modelos a seguir para as gerações futuras. As jovens empreendedoras encontram inspiração em figuras femininas de sucesso, o que pode incentivar o crescimento do empreendedorismo entre as mulheres. Contudo, há muitos desafios que elas enfrentam, desde obstáculos financeiros até preconceitos enraizados.

 

Sebrae realiza Efeito Furacão

 

Com o objetivo de apoiar as paraibanas que já empreendem ou desejam ter o seu próprio negócio, o Sebrae Paraíba vai realizar o programa de pré-aceleração Efeito Furacão exclusivo para mulheres. A iniciativa ocorre entre 5 de setembro e 07 de novembro totalmente online, todas às terças-feiras, e é conduzida pela Be.labs Aceleradora, uma empresa que nasceu com o propósito de apoiar empreendedoras que estão em fase inicial de seus negócios em todas as regiões do Brasil.

O programa tem como foco desenvolver a autonomia para gerenciar negócios e gerar mais segurança ao desenvolver ideias com um entendimento profundo dos desafios em áreas como planejamento, organização financeira, marketing, aspectos jurídicos e contábeis. Além disso, essa experiência promove uma mudança de mentalidade que amplia perspectivas e fornece valiosas conexões de networking. O programa também inclui mentorias individuais com empreendedoras experientes e apresenta um conteúdo abrangente distribuído ao longo de 20 horas-aula.

O Efeito Furacão é direcionado para todas as empreendedoras, desde as que estão iniciando seus negócios até as que buscam aprimorar suas habilidades e expandir suas redes, além de tornar possível um ambiente colaborativo e de apoio para transformar paixões em negócios prósperos.

Clique aqui e conheça a iniciativa! Para obter mais informações, procure o Sebrae da sua região.